Com 50 veículos no grid de largada, Rally da Chapada vai reunir aventura, natureza, turismo e automobilismo de uma só vez 

Primeiro rally da Chapada Diamantina terá largada em Lençóis e chegada no Morro do Pai Inácio, em Palmeiras

A Chapada Diamantina será palco da primeira edição do Rally da Chapada, evento que reunirá os amantes do automobilismo e turismo de aventura nos dias 5 e 6 de agosto, na cidades de Lençóis e Palmeiras. Com trajeto de 100 km e 50 veículos no grid de largada, a prova terá largada na Praça Horácio de Matos, em Lençóis com percurso realizado por estradas vicinais e pontos turísticos da região como Cachoeira do Mosquito, Mucugezinho e Morro do Pai Inácio, na cidade de Palmeiras local de chegada da competição. Os participantes, além de despertar o espírito aventureiro vão poder desfrutar das belezas exuberantes da região composta por rochas, montanhas, vales, trilhas e cachoeiras. “Lençóis que vive e respira turismo e foi gravemente castigada nessa pandemia. Diversos emprendimentos por aqui fecharam. Dois anos depois pudemos respirar com o São João que foi belissimo e agora com o Rally da Chapada, primeiro evento pós festejos juninos que vai lotar nossa cidade”, declara confiante a prefeita de Lençóis, Vanessa Senna.

PROVA

Diferente das provas de competição e velocidade, o Rally da Chapada é um rally de aventura, que vai proporcionar uma experiência divertida aos participantes através de tarefas que serão realizadas, unindo pessoas de todas as idades, competidor profissional ou amador e carros de todos os tipos, sejam 4×2 ou 4×4. Toda rota foi cuidadosamente traçada pelo piloto baiano Roberto Cunha, hexacampeão brasileiro de Rally Baja 4×4, que também assina a parte técnica da prova, devido a sua grande experiência em competições. Os pilotos e suas equipes de apoio (navegadores e zequinhas) sairão do centro de Lençóis por volta das 9h do sábado (06/08) em direção ao Morro do Pai Inácio, na cidade de Palmeiras – ponto de chegada da prova. O trajeto de 100 km, vai passar por pontos turísticos e cartões postais da região, como as cachoeiras do Mosquito e Mucugezinho e o Morro do Pai Inácio. A expectativa é que a prova dure, em média, 4 horas.

SEGURANÇA GARANTIDA
O esquema de segurança do Rally da Chapada já está todo montado. Os competidores terão o policiamento garantido durante a prova e no dia que antecede o evento por policiais da 42ª CIPM – Lençóis, sob o comando do cap. Estrela. No percurso de 100 km – policiais da CIPPA – Companhia de Policiamento e Proteção Ambiental – ficarão responsáveis pela fiscalização e qualquer eventualidade ao Meio Ambiente, como ações de crime ambiental. Comandante da CIPPA em Lençóis e mais 25 outras cidades da região, major Sheila Dias salientou que a maior preocupação da unidade é com a preservação ecológica “Nossa missão é proporcionar proteção ao meio ambiente através de ações de fiscalização nas áreas de mineração, poluição, evitando as queimadas criminosas e a caça e pesca ilegais, além de rinhas de galo”. Na BR-242 por onde os rallyzeiros também passarão, há um grande fluxo de veículos, inclusive, caminhões e a fiscalização da prova terá o apoio da PRF, nesse trajeto, onde os veículos participantes (devidamente sinalizados e identificados) deverão seguir todas as regras de trânsito do CTB “Daremos todo apoio necessário ao evento durante a passagem dos rallyzeiros pela rodovia. Nossas equipes estarão atentas, oferecendo suporte necessário”, ressaltou o chefe da PRF em Seabra, o inspetor Enio Pedreira.

PREMIAÇÃO E AÇÃO SOCIAL

Os vencedores serão conhecidos na festa de encerramento do evento que será realizada no Mercado Cultural de Lençóis, com premiação para os cinco primeiros colocados das categorias Adventure 4×4 e Turismo 4×2. Os participantes também contarão com o show da banda de rock Funcionário Público, bem ao estilo dos rallyzeiros. Como uma das provas é a doação de no mínimo 10kg de alimentos não perecíveis por carro ( quesito desempate), todos os alimentos serão entregues à Escola Creche Mãe Fifa, que atende 78 crianças carentes da cidade de Lençóis.

SOBRE LENÇÓIS E PALMEIRAS
As duas cidades por onde será realizada a trilha do Rally da Chapada foram escolhidas pelo apelo turístico e cultural, além de estar concentrada em Lençóis a maior infraestrutura hoteleira e gastronômica da Chapada Diamantina, cercada de montanhas, cachoeiras e trilhas iradas assim como a vizinha Palmeiras, onde está situado o Parque Nacional da Chapada e o principal cartão postal de toda a região, o Morro do Pai Inácio. É também em Palmeiras que está localizada a Cachoeira da Fumaça – a mais famosa da Chapada e a segunda mais alta do Brasil, Com diversos cantos e encantos, Palmeiras, ainda abriga o Vale do Capão – com uma vila pitoresca de gente e comida leves e muita natureza e arte em volta – cenários perfeitos para os apaixonados por trilhas e para o primeiro rally de avventura na Chapada Diamantina. “Como prefeito de Palmeiras há quase dois anos é uma honra nossa cidade ter sido escolhida para sediar o primeiro rally de aventura da Chapada Diamantina. Será maravilhoso podermos participar desse gigante evento”, declara o prefeito de Palmeiras, Ricardo Guimarães.

Rally de Chapada
Local: Lençóis e Palmeiras – Chapada Diamantina
Data: 05 e 06 (prova) de agosto de 2022 
Inscrição: R$ 200 + 10 kg de alimentos não-perecíveis (3º e último lote)
Mais informações:  https://rallydachapada.com.br/
Instagram: @rallydachapada

O Rally da Chapada é um evento realizado pela N2 Comunicação Integrada e Restaurante Artes & Sabores e conta com o patrocínio do Governo do Estado, através da SETUR – Secretaria de Turismo da Bahia e SUDESB e Grupo Via 1 (Eurovia Nissan, ViaSul Jeep e Intervia Kia) Apoio: Terra dos Diamantes Hotel, Hotel Canto das Águas, Hotel de Lençóis, Vila Pugliesi Hotel Boutique, Pousada Vila Serrano, Vila Sancar Pousada, Pousada Casa da Geleia, Lampião Culinária Nordestina, Quarar Restô & Café, Restaurante Quilombola, Garimpo Gourmet, Restaurante Cozinha Aberta, Bistrô do Mato, Rastaurante Sabor da Serra, El Jamiro Pizzaria, Santo Chico Sushi Bar, Cozinha Italiana da Marisa, Restaurante Corona de Pedra, Tratoria Bell’Italia, Empório da Chapada, Pádé Café Emporium, Guara Monster e Granolas Tia Sônia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.