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Consumidores podem acessar serviços da Codecon pela Internet

Quem precisava ir até a sede da Diretoria de Defesa do Consumidor (Codecon), na Rua Chile, para fazer uma denúncia ou solicitar um formulário de cálculo, agora também pode contar com os serviços online através do site do órgão, no endereço www. codecon. salvador. ba. gov. br, ou aplicativo Codecon, disponível no Google Play. A novidade foi divulgada na manhã desta sexta-feira (13), durante a apresentação do ranking das empresas mais reclamadas por consumidores na capital baiana, no auditório da Faculdade Uniceusa, no bairro do Imbuí.

Com um design que facilita o acesso da população, a ferramenta encurta o trajeto do consumidor economizando tempo e dinheiro. Segundo a titular da Codecon, Roberta Caires, serviços como denúncia online com foto, download de arquivos, acesso ao cadastro de reclamação fundamentada para conhecer o perfil das empresas, entre outras funcionalidades também são encontrados no site e aplicativo.

“Acredito que, com mais esse mecanismo, vamos aumentar o número de atendimentos e a resposta vai ser cada vez mais rápida para o consumidor. Mesmo com o auxílio do site, nossa sede permanece atendendo na Rua Chile e nas Prefeituras-Bairro”, pontuou Roberta.

Ranking – Durante o evento, a diretora da Codecon ressaltou que o Cadastro de Reclamação Fundamentada, que apresenta aos consumidores o ranking das empresas mais reclamadas do ano, é um instrumento obrigatório do órgão, com o papel de informar os clientes sobre os serviços prestados pelas empresas. “Por meio do ranking eles passam a ter a oportunidade de pesar na balança se devem mesmo contratar os serviços prestados por essas empresas que já estão em processo de reclamação”, explicou.

As três primeiras posições da lista são compostas, respectivamente, pelas empresas Crefisa S.A Crédito, Financiamentos e Investimento, Empresa Bahiana de Águas e Saneamento (Embasa) e o Hipercard Banco Múltiplo S.A. Isso porque, segundo a titular da Codecon, as empresas financeiras vendem uma facilidade de crédito diante da necessidade do consumidor. “Com a questão do hiperendividamento, o consumidor fica vislumbrado com esse acesso fácil ao crédito. Ele não verifica que, quanto mais parcelamento, mais juros e multas estão embutidos ali, e vai virando uma bola de neve” alertou.

Além das ferramentas que facilitam a acessibilidade dos clientes, a Codecon realiza palestras e reuniões em 163 bairros de Salvador, com o Codecon & Você. O programa orienta os consumidores e fornecedores, levando noções básicas dos direitos e deveres de cada ente.

Fotos: Bruno Concha / Secom

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