DestaquesPolítica

Deputado Hilton Coelho recebe ameaças em seu gabinete na ALBA

O deputado estadual Hilton Coelho, do partido PSOL, compareceu à 1ª Delegacia Territorial (Barris) para denunciar ameaças recebidas em seu gabinete na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) na última sexta-feira, dia 16. Segundo relatos, a secretária parlamentar recebeu uma ligação ameaçadora, afirmando que sabiam que o mandato do deputado estava denunciando policiais. Chocada com a situação, ela desligou o telefone imediatamente e acionou a equipe do gabinete. O deputado destacou que essa ameaça é um ataque direto ao trabalho parlamentar que vem desenvolvendo há mais de 10 anos, denunciando crimes contra militantes dos direitos humanos.

No dia 15 de junho, Estevão da Costa Rodrigues, filiado ao PSOL e pré-candidato a prefeito em Nova Soure, foi brutalmente assassinado em via pública. Dois homens em uma motocicleta se aproximaram e efetuaram um disparo de escopeta calibre 12, atingindo Estevão na boca. Essa ação violenta parece estar relacionada às suas lutas e denúncias em defesa dos interesses da população local.

“Estevão vinha recebendo ameaças de morte devido à sua atuação política e por denunciar grupos de extermínio na região. Ele gravou um vídeo relatando essas ameaças no dia 16 de maio de 2023. No dia 24 de maio, nós, membros da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da ALBA, nos reunimos virtualmente para discutir a situação de violência em Nova Soure e a condição de Estevão como alvo de ameaças. Estávamos solicitando mais documentos e realizando diligências quando fomos surpreendidos com a notícia de seu assassinato, pouco mais de 20 dias depois de se encontrar com nossa equipe”, detalhou o deputado Hilton Coelho.

Hilton Coelho ressalta que no dia seguinte, 16, sua secretária parlamentar recebeu uma ligação ameaçadora. Essa ameaça não deve ser encarada como algo direcionado apenas a ele individualmente, mas sim como um ataque ao seu mandato e ao Poder Legislativo baiano como um todo. A ligação foi realizada para o número principal do gabinete na ALBA, devido à atuação do deputado na Comissão de Direitos Humanos e em decorrência da situação em Nova Soure, que apresenta fortes indícios de ser um crime político. O deputado solicita que a ALBA atue de forma rápida e incisiva, mostrando que não admite qualquer forma de intimidação a seus parlamentares.

Foto: Divulgação/Arquivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *