Salvador

Deputado Hilton Coelho solicita sistema de coleta seletiva do lixo em Boipeba

A deputado Hilton Coelho (PSOL) apresentou, na Assembleia Legislativa (ALBA), indicação para que o prefeito Hildecio Meireles, do município de Cairu, garanta sistema de coleta seletiva do lixo na Ilha de Boipeba. Ela está inserida no Arquipélago de Tinharé, que compõe o município de Cairu, situado no Baixo Sul da Bahia e tem uma população de cerca de 16 mil habitantes. Boipeba se destaca por uma rara beleza natural e grande diversidade dos seus ecossistemas.

Apesar das belíssimas praias e paisagem natural, a realidade da Ilha de Boipeba carece de atenção do poder público, no combate à poluição causada pela ausência de uma coleta seletiva do lixo gerado por moradores e visitantes. Para combater a poluição, parte da população já se mobiliza para ocupar a ausência do poder público. Ao longo dos anos, associações como a Associação de Moradores e Amigos de Boipeba (Amabo), Luz Cultural, Associação de Condutores de Boipeba (ACTUR), A PRÓ-MAR, organização de caráter socioambiental, o grupo Axé Bahia, e os moradores, de modo geral atuam em prol de uma coleta seletiva em Boipeba, fazendo isso, inclusive por conta própria, levando materiais recicláveis para Valença, onde são encaminhados para a indústria de reciclagem”, destaca Hilton Coelho.

Em virtude do patrimônio natural, a região foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCOcomo Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade e a ilha está integrada à Área de Preservação Ambiental das Ilhas de Tinharé e Boipeba. A ilha é formada pelos povoados de Velha Boipeba, São Sebastião (Cova da Onça), Moreré e Monte Alegre. Os únicos acessos são marítimo ou fluvial. Para a ilha não atravessam automóveis, sendo os percursos feitos a pé ou de trator. Esta característica desempenha um papel importante na conservação ambiental e provoca a motivação do turismo ecológico.

Hilton Coelho conclui afirmando ser “fundamental para a defesa do meio ambiente e bem-estar da população um programa de coleta seletiva local, composto por coleta, triagem, reciclagem e compostagem dos resíduos sólidos, com a sensibilização e participação da comunidade e de visitantes, com o objetivo de minimizar o volume de resíduos e rejeitos gerados. Com a coleta seletiva e descarte correto dos resíduos, reduz-se a poluição, o impacto ambiental, diminui os gastos com a limpeza urbana e fortalece a geração de emprego e renda pela comercialização dos recicláveis. Dada a importância de tais ações, apresentamos a presente indicação para que a gestão municipal implante este serviço fundamental”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *