Deputados baianos intensificam luta pela assistência às pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas

Com o objetivo de ofertar a assistência necessária para a recuperação de dependentes químicos na Bahia, os deputados federal, Alex Santana (PDT), e estadual, Samuel Júnior (PDT), estão na direção da instituição Desafio Jovem, localizada no município de Feira de Santana.

Ligada à Igreja Assembleia de Deus, o instituto oferta há quase 40 anos o acolhimento residencial transitório e acompanhamento psicossocial para homens entre 18 a 70 anos de idade em situação de rua ou risco social e que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas de forma gratuita. Os indivíduos ficam assistidos em sistema de internato, pelo período mínimo de 09 meses.

“O Projeto oferece proteção integral ao público selecionado, bem como cursos de desenvolvimento pessoal e qualificação profissional com duração de 9 meses. Além disso, prestamos assistência aos familiares dos acolhidos com o objetivo de promover o fortalecimento dos vínculos dentro da família”, explicou Alex Santana.

Como funciona

A prática do Desafio Jovem engloba uma equipe multidisciplinar e uma rotina pautada em atividades de lazer, laborterapia, ações que promovam o desenvolvimento do autoconhecimento. A proposta visa o fortalecimento de valores fundamentais para a vida social e pessoal, além de ações integrativas com a participação familiar.

A Comunidade Terapêutica promove palestras, atividades físicas ou desportivas, trabalhos de cozinha, atendimento psicoterápico individual, atendimento psicoterápico em grupo, além de trabalhos de agricultura e pecuária.

“A proposta é promover a restauração completa desse indivíduo desde a parte espiritual até as questões sociais com a capacitação para uma nova profissão e ajustando os vínculos com a família. Vamos ter uma sociedade mais forte quando as famílias forem fortalecidas”, destacou Samuel Júnior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *