Salvador

Dia da Sabedoria: Vacinação contra gripe será exclusiva para idosos neste sábado (8)

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove neste sábado (8) o Dia da Sabedoria, voltado exclusivamente para a proteção de idosos com 60 anos ou mais de idade contra a gripe . A estratégia ocorrerá das 8h às 16h, em mais de 50 pontos de imunização. Com isso, não haverá vacinação contra Covid-19 amanhã – esta estratégia vai ser retomada normalmente na segunda (10).

No ponto de imunização deverão ser apresentados o Cartão SUS vinculado à capital baiana, caderneta de vacina e documento de identificação com foto. O objetivo da estratégia, definida após o recebimento de 150 mil doses doadas pelo governo paulista, é garantir a proteção do maior número de pessoas mais vulneráveis contra a doença, principalmente frente ao surto de gripe que afeta a cidade desde o final do ano passado.

Os idosos foram definidos como prioridade porque são mais suscetíveis ao surgimento de algumas doenças infectocontagiosas, principalmente as do aparelho respiratório, devido às alterações imunológicas ocorridas ao longo do processo natural de envelhecimento. A SMS destaca que é de extrema importância que a população se conscientize sobre a necessidade da vacinação e se envolva nas campanhas realizadas pelo poder público, como a da gripe.

De acordo com o titular da Saúde, Leo Prates, foi necessário prorrogar o prazo de vigência da mobilização contra a gripe, pois a cidade não atingiu a meta de alguns grupos vulneráveis, como o de idosos. “Para revertermos esse cenário estamos promovendo o Dia da Sabedoria para que nossos idosos, muito sábios, não percam mais esta oportunidade de se imunizar contra a influenza”, declarou.

“Para quem é idoso uma simples vacinação pode fazer toda a diferença, já que reduz complicações, internação e até mesmo o risco de morte. Com novos vírus e bactérias surgindo a cada ano, as vacinas têm se tornado fundamentais no combate a certas doenças, como os diferentes tipos de gripe”, completou Prates.

Números – Salvador tem uma população estimada em 339.329 idosos, de acordo com o último recadastramento feito pela SMS. Desses, 220.868 foram vacinados contra a gripe, o que corresponde a uma cobertura de 55% deste público.

Entre novembro de 2021 e esta sexta-feira (7), a capital contabilizou 1.064 casos de influenza e 48 óbitos em decorrência de complicação da doença.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *