EDUCAÇÃO FORMA CIDADÃO – 100 anos de Paulo Freire 19/09

“ENSINAR O ALUNO A LER O MUNDO PARA PODER TRANSFORMA-LO”. ESTA ERA A CONSTANTE BUSCA DE PAULO FREIRE

“QUANDO A EDUCAÇÃO NÃO É LIBERTADORA, O SONHO DO OPRIMIDO É SER O OPRESSOR.” “ENSINAR NÃO É TRANSFERIR CONHECIMENTO, MAS CRIAR AS POSSIBILIDADES PARA A SUA PRÓPRIA PRODUÇÃO OU A SUA CONSTRUÇÃO.” “O EDUCADOR SE ETERNIZA EM CADA SER QUE EDUCA.” “A EDUCAÇÃO É UM ATO DE AMOR, POR ISSO, UM ATO DE CORAGEM”. PAULO FREIRE

“SEM UM POVO EDUCADO NÃO HÁ COMO O PAÍS CRESCER”. DARCY RIBEIRO.

“SÓ EXISTIRÁ DEMOCRACIA NO BRASIL NO DIA QUE SE MONTAR NO PAÍS A MÁQUINA QUE PREPARA AS DEMOCRACIAS. ESSA MÁQUINA É A ESCOLA PÚBLICA”. ANÍSIO TEIXEIRA.

“O CIDADÃO QUE NÃO CONHECE OS SEUS DIREITOS NÃO É DIGNO DELES”.  RUI BARBOSA

ELEITOR, NADA MUDA SE VOCÊ NÃO MUDAR! QUERER É PODER! SEJA A MUDANÇA! O momento é de reflexão e de tomada de decisão no que a sociedade deseja e não deseja para a população e o país. A RECEITA é expurgar políticos malfeitores e os corruptores que atuam nas instituições para usufruir do dinheiro público. CPI DO ELEITOR é o voto consciente nas eleições de 2022 na URNA na escolha dos futuros Presidente, Governadores, Senadores, Deputados, Federal e Estadual, pesquisando a história familiar e política dos pretensos candidatos antes de dar o voto.

No fim do Século XX e nas duas décadas do Século XXI, priorizaram abertura de Igrejas, Partidos Políticos (33), Sindicatos, dentre outras entidades, mas não priorizaram abertura de ESCOLAS em tempo integral com as refeições para as crianças. Só poderemos formar bons cidadãos, ensinando as crianças desde as primeiras letras a serem cidadãos com os PILARES DA EDUCAÇÃO, aí sim no futuro teremos uma sociedade educada, informada, politizada e consciente dos seus DEVERES CÍVICOS E DIREITOS.

UMA COMPROVAÇÃO DO DESCASO COM A EDUCAÇÃO NO ESTADO DA BAHIA. Na Constituição Promulgada em 05 de outubro de 1989 – ATO DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS, em seu artigo 49, observa: “Fica criada, a partir do primeiro e segundo graus, matéria sobre educação associativa, visando a dotar os alunos e futuros profissionais de conhecimento sobre COOPERATIVISMO, cuja implantação deve ser feita no início do ano letivo, após a promulgação desta Constituição”. Quer dizer, faz 32 (trinta e dois anos), sem que esta FERRAMENTA DA EDUCAÇÃO associativa fosse implementada nas escolas. Nestes trinta e dois anos poderíamos ter cidadãos com a formação associativa e a criação de mais cooperativas, sem tantos pais de família desempregados e sem trabalho e renda.

É impressionante como sabemos pouco sobre os principais atores do sistema educacional, os professores. Professores no Brasil estão desmotivados porque não são valorizados, precisam trabalhar em várias escolas para sobreviver com dignidade.

No resultado de uma pesquisa com Professores sobre motivação para exercerem a carreira foi levantada o seguinte: “amor à profissão; contribuir para uma sociedade melhor; realização profissional; muito importante para a sociedade; ter orgulho de ser professor; formar cidadãos conscientes; o professor deve desenvolver a consciência social e políticas das novas gerações; o professor deve evitar toda forma de militância e compromisso ideológico em sala de aula”. As pessoas que optam pela carreira de professor não são derrotadas, pelo contrário, são idealistas e patriotas. Querem um mundo melhor, mudando a vida de seus alunos.

 

TODO CIDADÃO PRECISA CONHECER ESSE PENSAMENTO:  “NÃO SOU MÉDICO, NÃO SOU ADVOGADO, NÃO SOU DENTISTA, SABE QUEM SOU? QUEM FORMA TODOS ELES …SOU PROFESSOR”.

Qualquer coisa diferente disso é pura ilusão. É só observar a escassez de bons políticos e de líderes no País, devido ao descaso e a falta de investimentos na educação e a valorização do Professor.

O povo hoje tem que ser colaborativo, e nós temos de nos adaptar às transformações com educação, atitude e consciência política. O eleitor também é corresponsável pelas mazelas contra os desmandos praticados contra o Brasil quando vota em candidatos que não possuem compromisso com a EDUCAÇÃO.

Eleitor brasileiro, vamos priorizar o Caráter, Competência e Compromisso nas próximas eleições para votar em candidatos comprometidos com a EDUCAÇÃO, precisamos priorizar as condições de vida da população e um país melhor para todos, visto as riquezas naturais do Brasil. LEMBRANDO QUE: NEM TODOS OS POLÍTICOS SÃO IGUAIS.

Alderico Sena – Bacharel em Teologia, Sociedade e Política, Especialista em Gestão de Pessoas, Coordenador de Pessoal da Assembleia Estadual Constituinte de 1989 e Ex-Assessor do IAT – Instituto Anísio Teixeira – Consulte o site: www.aldericosena.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *