O governador Jerônimo Rodrigues se reuniu, nesta quarta-feira (4), em Brasília, com o ministro da Educação, Leonardo Barchini, para discutir ações e investimentos para a educação pública na Bahia. O encontro contou, também, com a participação do secretário da Educação do Estado, Marcius Gomes, e integra a agenda do governador na capital federal para ampliar e fortalecer a parceria entre o Governo da Bahia e o Governo Federal.
“Investir em educação é investir no futuro. Na Bahia, em parceria com o Governo Federal, seguimos trabalhando para garantir que nossos estudantes tenham cada vez mais oportunidades, com escolas bem estruturadas, ensino de qualidade e condições para permanecer e avançar nos estudos”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

Entre os temas debatidos na reunião com o MEC estiveram a ampliação de recursos para a alimentação escolar; transporte escolar; expansão da educação em tempo integral; investimentos em conectividade nas escolas; aquisição de equipamentos e materiais didáticos; e programas de formação de professores.
O secretário Marcius Gomes falou que a Bahia tem inspirado ações exitosas que foram implementadas pelo Governo Federal. Ele citou, por exemplo, que o Bolsa Presença serviu de base para a criação do Pé-de-Meia e que esta parceria é essencial para as políticas públicas educacionais avançarem no âmbito do regime de colaboração. “O foco do Governo da Bahia é avançar, cada vez mais, na oferta da Educação em Tempo Integral e em outros programas e projetos estratégicos, que, inclusive, envolvem os municípios e as universidades, nesta conexão da Educação Básica com o Ensino Superior. Por isso, mesmo em um momento de transição, é necessário este alinhamento permanente com o governo federal, com foco no planejamento e olhar no futuro”, afirmou.

Crédito: Eduardo Aiache/GOVBA
