Em live, ACM Neto destaca os desafios de liderar em tempos de crise

Uma conversa leve e descontraída, assim foi a última edição do evento virtual Papo de Mercado, promovido pelo UniRuy, com o prefeito ACM Neto na tarde da última quinta-feira, dia 10. O assunto central? Os desafios de liderar em cenários altamente complexos e de mudanças constantes, comentado pelo atual gestor da capital baiana que tem enfrentado tais circunstâncias desde o início da pandemia no Brasil, em março.

Durante o encontro, Neto pontuou algumas exigências fundamentais para um profissional que se propõe a ocupar o cargo de líder, independente da área de atuação da organização, seja ela pública, privada ou do terceiro setor. “Foco, networking, coerência, planejamento, clareza de objetivos, transparência, exemplo, são pilares fundamentais para um líder, mas, antes de mais nada, tem que ter uma equipe formada por pessoas qualificadas, preparadas e que atuem como um time, pois o líder não atua sozinho”, afirmou. De acordo com o prefeito, liderar é fazer escolhas, é tomar decisões todos os dias e ter a capacidade de decidir e na hora certa, tendo noção do senso de urgência, independente da complexidade da situação. “Mesmo as decisões mais urgentes, elas necessitam de planejamento”, conclui.

Durante o bate-papo Neto ainda destacou que quem exerce uma função de liderança carrega com si as exigências do cargo, as restrições do cargo e, principalmente, as escolhas. “Tomada de decisão. E não significa que você vai decidir certo sempre. Quando você decidir errado, tenha humildade de reconhecer o erro e voltar atrás”, aconselha.

Novos tempos de complexidade exigem novos estilos de liderança, por isso, o líder precisa distribuir tarefas, delegar, mas não pode deixar de cobrar os resultados. De acordo com o prefeito, a equipe precisa se sentir demandada. “Aquela máxima de que o boi só engorda com o olho do dono serve para qualquer organização” conclui ele, que com suas experiências despertou a consciência dos indivíduos para a responsabilidade de desenvolver novos modelos de atuação no que tange à liderança.

“Com o objetivo de formar cidadãos torna-se imprescindível, e uma real responsabilidade, como Instituição de Ensino Superior, oferecermos eventos como esse, com amplo estreitamento com o mercado de trabalho. Essa palestra nos mostrou uma visão real de alguém que vive a liderança em seu cotidiano e garante resultados exponenciais para seus times”, finaliza Rodrigo Vecchi, reitor do Centro Universitário UniRuy.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *