Encontro entre presidentes de Câmaras sela criação da Frente Parlamentar da RMS e cidades vizinhas

O presidente da Câmara Municipal de Camaçari, vereador Júnior Borges (DEM), propôs a criação de uma Frente Parlamentar para debater melhorias para a Região Metropolitana de Salvador (RMS) e cidades vizinhas. A proposta, considerada um marco histórico pelos participantes, foi feita durante reunião realizada com presidentes das Casas Legislativas da RMS e também de cidades vizinhas, na manhã desta quinta-feira (04/02), em Camaçari.

Segundo Júnior Borges, a iniciativa tem a intenção de criar uma agenda permanente de discussões e trocas de experiências que apontem caminhos para resolver necessidades comuns, como a geração de empregos, fomento à atividade industrial, melhorias das estradas e da mobilidade entre os municípios, segurança pública, dentre outras. “A presença dos presidentes aqui mostra que as Câmaras querem ser protagonistas no processo de transformação da nossa sociedade. Essa união nos fortalecerá para desenvolvermos nossas cidades e para que possamos ajudar efetivamente nossa população”, reforçou o parlamentar.

Única mulher presente no encontro, a presidente da Câmara de Lauro de Freitas, vereadora Naide Brito, parabenizou a proposta. “Somos os gerentes de uma casa que legisla para buscar soluções para nossas cidades. Acredito que com independência e harmonia podemos fazer um grande trabalho conjuntamente”, afirmou. Ela aproveitou a oportunidade para apontar questões urgentes a serem tratadas, como mobilidade e transporte público entre as cidades.

Por sua vez, o presidente da Câmara de Ouriçangas, vereador Raislan Vinhas, definiu o encontro como fundamental para fortalecer o papel de cuidar das pessoas. “Esse momento aqui é único na minha vida política. Sou presidente da Câmara de um município com apenas 10 mil habitantes. Parece pequeno, mas temos tantos problemas quanto muitos municípios maiores representados aqui. Sinto-me fortalecido como parlamentar e como agente público que tem como compromisso fundamental cuidar das pessoas”, relatou.

O prefeito de Camaçari, Antônio Elinaldo (DEM), prestigiou o encontro e destacou a importância de unificar o trabalho, independente das bandeiras partidárias. “O enfrentamento da pandemia reforçou a certeza de que a união é o caminho para fortalecer as lutas e conquistar vitórias. Fico satisfeito em ver aqui os representantes dos Poderes Legislativos da região dispostos a trabalhar juntos. Tenho certeza que todos ganharão”, mencionou.

Ao final do encontro, o vereador Júnior Borges foi escolhido para presidir a Frente Parlamentar. “Temos aqui municípios responsáveis por 41% do Produto Interno Bruto (PIB) do nosso estado e precisamos fazer valer essa força. Cada município aqui tem um caminho que pode oferecer como opção de desenvolvimento. Camaçari, por exemplo, tem o potencial industrial, o Parque Tecnológico, o turismo e a agricultura, por exemplo”, citou.

Estiveram presentes os presidentes de Câmaras Júnior Borges (Camaçari), Juco do Povo (Itaparica), Jorge Thieres (Pojuca), Neném de Dadinho (Mata de São João), Lico de Matarandiba (Vera Cruz), Neide Brito (Lauro de Freitas), Eri Costa (Simões Filho), Luís de Campinas (São Francisco do Conde), Renato Henrique (Dias D’Ávila), Raislan Vinhas (Ouriçangas), e Filipe Argôlo (Entre Rios). Da Câmara de Camaçari marcaram presença também o vice-presidente, vereador Dilson Magalhães Junior (PSDB), Gilvan Souza (PSDB), Niltinho (PSDB) e Dr. Samuka (CIDADANIA).

O próximo encontro da Frente Parlamentar será realizado na cidade de Lauro de Freitas, em data ainda a ser definida e divulgada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *