Espaço Salvaguarda do Ipac abriga atividades das baianas de acarajé nesta quarta (20)

O Espaço Salvaguarda do Ipac abrigará, na próxima quarta-feira (20), a partir das 13h, um dia especial para as baianas de acarajé. A programação contará com cortejo, exibição de vídeo documentário, palestras, apresentação de samba de roda, dentre outras atividades. O acesso ao espaço será

aberto ao público e gratuito.

Dentre os convidados estão a presidente da Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Rita Santos; e o presidente do Coletivo de Entidades de Matriz Africana (Acema), Nelson Nunes.

O cortejo com as baianas, que terá início no Instituto Reparação (Praça da Sé, n°22), é promovido pelo Grupo Cultural Ska Reggae e contará com as participantes do curso “Reprodução dos Saberes e Fazeres do Ofício das Baianas de Acarajé”, promovido através do Edital Bahia da Década Afrodescendente 2021, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi).

O evento contará ainda com a exibição do “Museu Virtual das Baianas” e do vídeo documentário “Do dendê ao Acarajé”, ambos produzidos por meio da Lei Aldir Blanc Bahia. O Espaço Salvaguarda do Ipac fica localizado na Rua Gregório de Matos, número 29, Pelourinho.

Educação Patrimonial

Ainda como parte das atividades do dia, será realizada na sede do Instituto Reparação a palestra “Patrimônio Cultural – Ofício das Baianas de Acarajé”, ministrada pela coordenadora de Educação Patrimonial do Ipac, Daiana Sacramento.

Programação no Espaço Salvaguarda do Ipac:

13h – Cortejo com baianas de acarajé, saindo do Instituto Reparação até o Espaço Salvaguarda do Ipac

14h – Apresentação do Museu Virtual das Baianas de Acarajé e exibição do documentário “Do Dendê ao Acarajé”

15h – Entrega de certificados do curso “Reprodução dos Saberes e Fazeres das Baianas de Acarajé”

16h – Apresentação de Samba de Roda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.