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Especialista em pequenos negócios alerta empreendedores para as tendências do mercado digital em 2022

Apesar das previsões pessimistas em relação a economia no Brasil, as projeções para os negócios realizados na internet em 2022 são positivas e apontam para um crescimento de cerca de 9%, com faturamento de R$ 174 bilhões, segundo levantamento realizado pela Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento de mais de 85% do e-commerce no Brasil.

Conforme explica a empresária e administradora, especialista em pequenos negócios, Flavia Paixão, o consumidor já aprendeu e se acostumou a consumir pelo meio on line e, portanto, o empreendedor que ainda não entrou nesse mercado, pode estar perdendo a oportunidade de vender mais e se destacar no seu segmento de atuação, assim como  também corre o risco de ficar para trás.

“Por causa da pandemia, muitos empreendedores que tinham pontos físicos passaram a investir mais tempo no digital, principalmente nas redes sociais, e salvaram os seus negócios, mostrando o quanto esse mercado é promissor. Com conhecimento e estratégias adequadas é possível conquistar novos públicos e atrair mais clientes através da internet”, afirma.

Loja virtual 

Para quem planeja entrar ou migrar algum negócio físico para o digital, mas não sabe por onde começar, a especialista alerta que hoje em dia o empreendedor não precisa desenvolver um site do zero, que além de mais caro, dá muito mais trabalho e precisa de mão de obra terceirizada. A dica é escolher uma boa plataforma.

“A vida de quem empreende normalmente é muito corrida. Então, quanto mais suporte você tiver, melhor. A plataforma Nuvemshop, por exemplo, traz uma série de serviços como automatização de vendas, soluções de frete e pagamento já conectadas, que facilitam a vida de quem está começando com uma loja virtual”, destaca Flavia Paixão.

Antes de abrir um negócio no meio digital também é importante se formalizar como Micro Empreendedor Individual (MEI) e adquirir conhecimento sobre o Código de Defesa do Consumidor/Lei do E-commerce.

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