Ex-alunas da rede municipal conquistam 1º lugar em cursos da Ufba

As ex-alunas da Escola Municipal Pirajá da Silva, Laila Maria Barreto Silva e Taís Bispo Figueiredo Azevedo, ambas com 19 anos, conquistaram a aprovação em primeiro lugar nos cursos de Farmácia e Engenharia Ambiental, respectivamente, da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Muito dedicadas, elas traçaram um plano lá atrás, no Ensino Fundamental, e se inspiraram em histórias de vida de superação.

“Eu tive professores que me inspiraram e me fizeram acreditar que tudo que desejasse, conseguiria. Foi o que eu fiz, acreditei que sou capaz e para isso bastava me dedicar”, conta Taís Azevedo, que está finalizando o curso técnico de Edificações no Instituto Federal da Bahia (Ifba).

Taís afirma ainda que o apoio da família, colegas de sala e amigos também são primordiais. Ela se recorda do professor de Educação Física, Luís Carlos Araújo, que incentivava os alunos a nunca desistir dos sonhos. “Com os estudos, nossa visão de mundo é ampliada e tomamos consciência de que somos capazes de realizar qualquer coisa. O professor Luís Carlos sempre me motivou a seguir em frente”, diz, complementando que ele sempre dava bons conselhos.

Feliz com a conquista da ex-aluna, Araújo destaca que Taís sempre foi uma boa ouvinte, inteligente e muito concentrada nas coisas que queria fazer. “Às vezes ela travava, pois as colegas lhe impunham dificuldades. Neste momento eu chegava perto e dizia ‘é isso que elas querem, é isso que a vida vai fazer pra você desistir. Não desista, volte e ganhe o jogo’, e nesta dinâmica ela foi superando limites. Ela era a mais focada nas minhas atividades”, lembra

O professor também salientou a importância do papel da família na formação acadêmica do estudante. “A mãe e o pai de Taís eram muito atuantes e iam sempre à escola. Ter uma família atenta e participativa é muito importante também”, reforça o professor.

Farmácia – Já a caloura de Farmácia, Laila Barreto, conta que despertou para a área de Saúde com a professora de Ciências Biológicas, Cristiane Barbosa, da Escola Municipal Pirajá da Silva. “Estou muito feliz e ansiosa também pra saber como será essa nova etapa da minha vida, conhecer novos colegas e estudar muito”, declara.

A professora Cristina não economiza elogios à aluna que participava de diversos projetos na escola. “Lembro-me de um deles (Feira das Ciências), onde a equipe dela se destacou com o tema ‘Vacina’. Muito interessada, ela foi espetacular na sua apresentação, com uma desenvoltura e segurança excepcional. Durante a minha estadia na rede também se destacou em um projeto de Redação no qual ganhou em 1º lugar. Isso mostra o valor que a aluna dá ao conhecimento”, contou a docente, que atuou na Pirajá da Silva através de contrato Reda.

Segundo o professor de Língua Inglesa, João Paulo Santos, Laila participava das aulas com contribuições muito significativas. “Ao longo de sua trajetória na rede municipal, ela conquistou inúmeros prêmios por sua dedicação incondicional aos estudos. É um orgulho saber que ela conseguiu a aprovação em primeiro lugar, sendo aluna da rede pública a vida inteira. Ela inspira a todos nós pela determinação em alcançar seus objetivos”, relata.

Santos, inclusive, foi o professor orientador de Laila no Prêmio Jorge Amado de 2017. Na ocasião, a aluna conquistou o terceiro lugar na categoria Romance, com a obra “Jimim, Para você”.

Fotos: Arquivo pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *