NoticiandoVariedades

Goethe-Institut abre as portas da galeria para a primeira exposição de 2024

O Goethe-Institut Salvador-Bahia recebe a primeira exposição de 2024. “Derramei minhas fábulas em seiva de terra com meus olhos d’água” é um projeto da artista visual JeisiEkê de Lundu. A mostra estará disponível para visitação na Galeria do Instituto, localizada no Corredor da Vitória, de 31 de janeiro a 28 de março, de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Friederike Möschel, Diretora Executiva do Goethe-Institut Salvador-Bahia, destaca a importância desta exposição para a cena cultural local: “O Goethe, presente na cidade há mais de 60 anos, sempre se dedicou a apoiar a cena cultural local por meio de diversas parcerias. Nesta primeira exposição do ano, o Instituto abre a galeria para esta mostra inédita de JeisiEkê de Lundu. Esse será apenas o começo. Ao longo do ano receberemos novos artistas do Programa Internacional de Residência Artística Vila Sul, que sempre proporciona um intercâmbio cultural enriquecedor, além de mantermos sólidas parcerias com músicos, eventos, escritores e artistas locais.”

A exposição de JeisiEkê de Lundu, artista visual, escritora e performer transvestigenere nascida na divisa dos estados de Minas Gerais com a Bahia, é uma experiência multisensorial que envolve esculturas, pinturas, vídeos-performances e instalações. JeisiEkê de Lundu compartilha sobre o significado profundo dessa exposição: “Esse trabalho se relaciona com o lugar mais íntimo de minha história.”.

Sobre JeisiEkê de Lundu:

Nascida na beirada entre Minas e Bahia, Jeisiekê de Lundu mistura montanhas e dendê para criar processos artísticos que envolvem cura, memória, ancestralidade, biopolítica em uma encruzilhada diaspórica sertaneja no litoral. Artista interdisciplinar, navega nas artes visuais em suportes como a performance e a escultura, cria microfilmes, escreve crônicas, costura e esculpe figurinos, cerâmicas, modifica faces utilizando maquiagem com elementos orgânicos e sintéticos. Atualmente vive e trabalha na cidade de Salvador-Ba, onde cursou artes na Universidade Federal (UFBA) e coleciona trabalhos visuais nas artes cênicas, desenvolvendo cenografias, acessórios e adereços, figurinos e maquiagens, dentre eles “O trono da Rainha” (2022), “Esperando Godot” (2022) e a montagem vencedora do prêmio Braskem, na categoria melhor espetáculo, “Nau” (2021).

 

Sobre o Goethe-Institut:

O Goethe-Institut é um instituto cultural da República Federal da Alemanha, fundado em 1951, que se dedica a fomentar o diálogo entre culturas e é a maior instituição de ensino de alemão no mundo. Com uma rede de 150 unidades em 98 países de todos os continentes, o Goethe-Institut Salvador-Bahia, criado em 1962, promove a aprendizagem da língua alemã, divulga uma imagem abrangente da Alemanha e realiza colaborações locais, nacionais e internacionais na área da cultura, com numerosos parceiros públicos e privados.

 

Serviço

Exposição: “Derramei minhas fábulas em seiva de terra com meus olhos d’água”

Período da exposição: 31/01/2024 a 28/03/2024

Visitação: Segunda a sexta, das 9h às 18h

Local: Galeria do Goethe-Institut Salvador-Bahia (Av. Sete de Setembro, 1809 – Corredor da Vitória)

Entrada: Gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *