Governador Rui Costa (PT) não garante pagamento dos auxílios estudantis em meio à pandemia

Membro da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado Hilton Coelho (PSOL) se solidarizou com os estudantes que exigem do governador Rui Costa (PT) compreensão da grave situação e dificuldades geradas pela pandemia e garanta a assistência estudantil integral.

“O Mais Futuro é um programa do governo do estado, implantado em 2017, que beneficia mais de oito mil estudantes das universidades estaduais baianas e foi fruto da mobilização estudantil na greve de 2015. O que o secretário da Educação Jerônimo Rodrigues e o governador Rui Costa fazem é suspender os estudantes do programa e não pagar, em dezembro, a bolsa de milhares de estudantes, da categoria básico, que estão passando por extrema necessidade”, avalia o parlamentar.

Hilton Coelho detalha que o governo estadual se reuniu com as representações estudantis e garantiu o pagamento das totalidades das bolsas, mas na prática descumpre o que ele mesmo garante nas mesas de negociação e se nega a formalizar os acordos que surgem nas reuniões, criando um clima de incerteza entre as representações e os bolsistas.

“Muitos estudantes tem apenas essa bolsa como renda. Por isso, é preciso garantir que todas as bolsas sejam pagas durante todo o período que perdurar a pandemia. Suspender auxílio estudantil é não pensar na vida dos estudantes. Exigimos que a Secretaria de Educação formalize o cumprimento dos acordos feitos em negociação com as representações estudantis. Quem enfrenta tantas dificuldades para se manter na universidade não pode ser ainda mais penalizado pelo governo estadual enfrentando tanta instabilidade”, conclui Hilton Coelho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *