Governo e Consórcio do Recôncavo discutem sobre a gestão ambiental compartilhada

Em parceria com o Consórcio do Território do Recôncavo (CTR), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizaram no município de Castro Alves, nesta quinta-feira (7), mais um seminário territorial para apresentar o projeto de apoio aos municípios da região, por meio do Programa Gestão Ambiental Compartilhada (GAC). Com o tema “O município e a agenda ambiental”, o evento ainda oportunizou o debate entre técnicos ambientais, gestores públicos e pesquisadores sobre temas da política ambiental de interesse da região.
“O seminário tem o objetivo de divulgar o plano de trabalho do convênio com os consórcios públicos. E uma das ações do Programa GAC é fomentar o trabalho dos consórcios, disponibilizando recursos para que a equipe dessa estrutura colabore, em apoio aos municípios, em cada território de identidade” explica a diretora de Educação Ambiental da Sema, Mônica Castro, que participou da mesa de abertura do evento.
De acordo com a coordenadora de Articulação Institucional da Sema, Kitty Tavares, o convênio do Programa GAC contempla o investimento e repasse de equipamentos e recursos para a contratação de técnicos que atuarão em cada consórcio público, dando suporte aos municípios que ainda não possuem uma gestão ambiental implantada e para fortalecer aqueles que já têm alguma experiência na esfera ambiental.
Para o presidente do Consórcio e prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo, a parceria com o Governo do Estado é importante, porque possibilita que o CTR possa auxiliar os municípios na estruturação de todo arcabouço necessário para que os municípios tenham uma atuação na gestão ambiental mais efetiva. “Juntos nessa parceria, o Consórcio se torna uma ferramenta mais forte para atingir equilíbrio nas demandas ambientais de nossa região”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *