Grande de Dia de Vacinação atualiza caderneta de crianças e adolescentes em Lauro de Freitas

Em Lauro de Freitas crianças e adolescentes, menores de 15 anos, tiveram suas cadernetas de vacinação atualizadas nesta sexta-feira (15), durante o Grande Dia de Vacinação. A estratégia integra as ações da Campanha Nacional de Multivacinação. Além da oferta dos imunizantes que compõem o calendário nacional nas 16 Unidades de Saúde da Família, a secretaria municipal de Saúde ampliou as salas de vacinação com pontos na faculdade Unime, Clube de Vilas do Atlântico, Estação Aeroporto do Metrô e Parque Shopping Bahia.

Isabele Afonso, mãe dos gêmeos Guilherme e Gabriel, de 13 anos, não perdeu a oportunidade de levar os adolescentes para atualizar a caderneta de vacinação. Em menos de dez minutos os garotos receberam a proteção contra o vírus Influenza, causador da gripe, única vacina atrasada na caderneta dos irmãos. “Infelizmente na correria do dia-a-dia eu não tive tempo de levá-los para tomar a vacina. Esta ação facilitou bastante minha vida porque moro bem próximo, então hoje eles puderam receber a proteção”, contou.

A campanha é direcionada para crianças e adolescentes, menores de 15 anos, não vacinados ou com esquema vacinal incompleto. Andreza Borges aproveitou a facilidade da ampliação dos locais de vacina e levou a filha Sofia Borges, 9 anos, para atualizar a caderneta. De olhos fechados a pequena tomou duas vacinas, uma da gripe e outra que protege contra o HPV. “Com a pandemia a gente fica um pouco apreensivo e acaba protelando as vacinas, mas se proteger de outras doenças também é importante”, disse Andreza.

Dia D de Vacinação será neste sábado (16)

Seguindo a programação do Ministério da Saúde, neste sábado (16), será realizado o dia D de Vacinação. A ação será realizada em todas as USFs, Clube de Vilas do Atlântico e Escola Jovina Moreira Rosa, em Buraquinho, das 8h às 12h.

A vacinação será para receber a proteção de doenças como: Hepatite B; Poliomielite 1,2,3 (VIP – inativada); Poliomielite 1 e 3 (VOP – atenuada); Rotavírus humano G1P1 (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10-valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba, Rubéola e todas as demais do calendário nacional, é necessário apresentar documento de identificação e a caderneta de vacinação da criança e do adolescente.

Jornalista: Giovanna Reyner

Foto: Maína Diniz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *