HGRS registra duas doações de múltiplos órgãos nas últimas 24 horas

O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) recebeu, nas últimas 24 horas, duas doações de múltiplos órgãos e uma de córnea. Desde o início deste ano, a instituição já registrou sete doações de múltiplos órgãos e 45 doações de córneas – alcançando o primeiro lugar no ranking estadual de doação de córneas.

No HGRS, o trabalho de captação de órgãos é realizado por meio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott), que oferece suporte desde a abertura do protocolo, independente da escolha dos familiares. No entanto, somente quando constatada a morte encefálica, a equipe realiza entrevista com os acompanhantes.

“Mesmo quando a doação não acontece por algum motivo, as famílias são acolhidas. Elas passam o dia conosco, na Cihdott, para acompanharmos todas as etapas”, conta a coordenadora de enfermagem da comissão, Jeane Lima, que acrescenta: “o acolhimento é fundamental. Percebemos que os familiares precisam disso e saem muito agradecidos”.

Para se tornar um doador de órgãos, não é necessário registrar por escrito. Basta conversar com a família e deixá-la ciente do desejo. Mais informações sobre doação e transplante de órgãos e tecidos estão disponíveis no site da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

Foto: Pedro Moraes/GOVBA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *