Hospital Aristides Maltês inaugura espaço para confecção de perucas

O Hospital Aristides Maltez (HAM) passa a contar, a partir de agora  com uma confecção própria de perucas. Foi inaugurada nesta quinta-feira, um espaço para a oficina de perucas Amor em Fios, o que só foi possível graças à parceria com o Rotary Club de Salvador – Itapagipe, que se faz presente na história do hospital há alguns anos.
Tânia Mariza, presidente do Rotary Club de Salvador – Itapagipe, afirma que fazer parte da história do hospital Aristides Maltez  é uma honra e, dar início a uma produção que a partir de então será própria, significa dar continuidade às ações do Rotary, calcadas no seu lema: Dar de Si, Antes de Pensar em Si.
“A expectativa é de que o hospital, utilizando-se dos recursos oferecidos pela oficina, desenvolva uma produção de perucas que possa resgatar a autoestima de muitas pacientes submetidas à quimioterapia. O Rotary tem ainda a expectativa de que ao longo do tempo mais pessoas voluntárias da comunidade sejam treinadas, se especializando nesta tarefa de fazer perucas, contribuindo para a sua profissionalização nesta área”, declara.
Para Maria de Fátima Pereira, coordenadora do Voluntariado do HAM, que há 13 anos testemunha a felicidade das pacientes quando recebem as perucas e se veem com um novo visual, será ainda melhor poder oferecer um material confeccionado no hospital por também voluntárias:
 “É muito bom ter uma oficina aqui porque a gente pode inclusive, conhecendo a paciente previamente, ver como era o seu cabelo, através de fotos e tentar fazer uma peruca bem parecida com o que era. E isso motiva muito mais os envolvidos, não é? ”, ressalta.
A confecção de perucas será realizada por voluntários. O recebimento de cabelos está suspenso temporariamente devido à pandemia, por isso, a iniciativa acontecerá com doações realizadas anteriormente. O hospital seguirá contando com as demais parcerias de perucarias, para atender sempre um número expressivo de mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.