Salvador

Inez Viana e Denise Stutz estrelam peça de abertura do 15º IC Encontro de Artes

“Partida”, com direção de Débora Lamm, terá sessão no dia 31 de agosto na Sala do Coro do Teatro Castro Alves

Em 2022, a edição comemorativa dos 15 anos do IC Encontro de Artes vem com olhar direcionado para a passagem do tempo. Com o lema “Futuro Tempo Presente”, o IC15, que acontece de 31 de agosto a 4 de setembro, vai celebrar o trabalho de pessoas cuja longevidade de vida e de criação artística segue apontando perspectivas de arte e existência, projetando futuros a partir de suas histórias e sobretudo de seu presente. A peça de abertura, “Partida”, é estrelada por Inez Viana e Denise Stutz, com direção de Debora Lamm, e será apresentada na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, no próximo dia 31, às 20h. Ingressos, por R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia), estarão disponíveis para venda em breve, na bilheteria do TCA ou na Sympla.

A inspiração de “Partida” vem de uma carta real de uma mulher de 74 anos, redigida enquanto ela assistia a um espetáculo de teatro: numa epifania, ela decide escrever para o seu amante, um homem 30 anos mais jovem, terminando o relacionamento. As percepções da mulher, suas angústias e desejos, misturam realidade e dramaturgia, numa alegoria sobre as dualidades do humano, com suas pulsões de vida e de morte. “Apesar de ser uma carta de amor, também fala de morte e incompletude. É muito poética”, diz Inez, que construiu a dramaturgia a partir da carta, de referências culturais do final dos anos 1990 e do romance “O Visconde Partido ao Meio”, do escritor italiano Italo Calvino.

A carioca Inez Viana é atriz, diretora teatral e dramaturga. Estreou na TV em 2000 na novela “Laços de Família” e também esteve em produções como “Malhação”, “Sol Nascente” e “Um Lugar ao Sol”. Participou de cerca de 10 filmes, entre eles “Meu Passado me Condena” 1 e 2. Desde 2009, dirigiu 16 peças e recebeu diversos prêmios e indicações de melhor direção, como Prêmio Shell, APTR, Questão de Crítica, APCA, Prêmio Contigo e FITA. Já a mineira Denise Stutz, hoje radicada no Rio de Janeiro, foi uma das fundadoras, em 1975, do Grupo Corpo. Desde 2003, trabalha na relação entre dança e texto e como produzir movimento e presença a partir da palavra. Amigas e parceiras de muitos projetos teatrais, elas atuam sob direção de Debora Lamm, atriz e diretora com 23 anos de carreira, que já participou como atriz de mais de 20 espetáculos teatrais, mais de dez filmes, sete séries de TV e cinco novelas.

Realizado pela Dimenti Produções Culturais em parceria com a Associação Conexões Criativas, o IC Encontro de Artes, pelo nono ano, tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda, contemplado pelo Edital de Eventos Culturais Calendarizados. O projeto tem apoio cultural do Teatro Castro Alves, Goethe-Institut Salvador-Bahia, TVE Bahia, 107.5 Educadora FM Bahia e Mitti Andaimes.

IC15: Futuro Tempo Presente

Quando: 31 de agosto a 4 de setembro de 2022

Onde: Espaços do Complexo do Teatro Castro Alves e Goethe-Institut Salvador

Site: www.icencontrodeartes.com.br

Instagram, Facebook, YouTube e Linktree: icencontrodeartes

Vendas: https://linktr.ee/icencontrodeartes ou bilheteria do TCA

Foto: Rodrigo Menezes/Divulgação 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *