João Roma comemora edital de concessão da Fiol: “A Bahia vai ganhar muito”

O deputado federal João Roma (Republicanos) comemorou nesta quarta-feira (15) a publicação do edital de concessão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) no Diário Oficial da União. Roma destacou que o processo tem caminhado com muita agilidade e frisou que a ferrovia vai elevar o potencial de desenvolvimento da Bahia.

O edital concede a exploração e desenvolvimento de uma Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1) entre Ilhéus e Caetité. De acordo com o Ministério da Infraestrutura, a expectativa é de que o leilão ocorra em abril de 2021 e de que o trecho tenha investimentos de R$ 5 bilhões ao longo do prazo da concessão, que é de 35 anos.

“A implantação da Fiol na Bahia vai potencializar o desenvolvimento do nosso estado, uma vez que a Ferrovia irá reduzir os custos com transporte, elevar o potencial produtivo, além de facilitar o escoamento das cargas no estado. A agilidade com que este processo foi encaminhado pelo governo federal significa uma expectativa maior de desenvolvimento do nosso estado e do país”, comemorou o deputado federal João Roma.

O projeto prevê um corredor de escoamento de minério de ferro de 537 quilômetros neste primeiro trecho, interligando futuramente o mercado do minério de ferro do sudoeste da Bahia ao exterior, quando o Porto Sul, em Ilhéus, estiver concluído.

“A construção do primeiro trecho poderá gerar mais de 65 mil empregos diretos e indiretos, além de contribuir com o transporte de milhões de toneladas de carga anualmente, impulsionando a economia da Bahia. Parabenizo o ministro Tarcísio Gomes de Freitas pela dedicação e empenho para que este projeto fosse destravado”, afirmou o deputado federal João Roma.

Há a previsão da construção de uma segunda concessão entre Caetité e Barreiras, visando a produção de grãos do oeste baiano, que poderá se integrar com a Ferrovia Norte-Sul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *