ColunistasDestaques

JOVENS REAJAM A COBRANÇA DE MENSALIDADES NO ENSINO PÚBLICO 

Jovens reajam a cobrança de mensalidades no ensino público. Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 206/2019) que propõe a cobrança de mensalidade em Universidades públicas do Brasil, voltou à pauta na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados na semana passada.

Jovens, vocês irão aceitar mais uma R EMENDA A CONSTITUIÇÃO para prejudicar um direito de todos a EDUCAÇÃO, constante no Art. 205 da Constituição Federativa do Brasil “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família”.

Lembramos a sociedade para reflexão as frases dos Mestres educadores, Anísio Teixeira quando escreveu: “Só existirá democracia no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola pública” e o Darcy Ribeiro, escreveu: “A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto”.

Jovens, o Georg Lichtenberg, Filósofo, Escritor e Matemático Alemão escreveu: “Quando os que comandam perdem a vergonha os que obedecem perdem o respeito” é o que está ocorrendo com a cidadania, após a Promulgação da Constituição Federal de 1988.

Conquistamos o direito de votar para usar bem a ARMA do cidadão “O Título Eleitoral” e o eleitor não aprendeu a votar no SER (caráter) e vota no ter de candidatos irresponsáveis com as causas públicas que só visam altos salários eos privilégios de políticos.

A sociedade brasileira não aprendeu tambémexercer a soberania em pleno SÉCULO XXI, considerando que “Todo o poder emana do povo”, amparado na Constituição da Republica Federativa do Brasil, Artigo 1º, visto que O Brasil não tem povo, apenas público.Povo luta por seus direitos, público só assiste de camarote” Lima Barreto.

O número de votos nulos e brancos nas eleiçõese a omissão do eleitor fazem a sociedade dereféns da violência, politicagem e dos desserviços a Nação pelos representantes dos Três Poderes. Basta observar odescumprimento dos artigos 1º, 3º, 5º, 37º, dentre outros da Constituição Federal. Triste realidade e vergonhoso para o povo, Brasil e Mundo!

A crise moral, política, institucional e democrática que o País atravessa requer melhor reflexão da juventude quanto a importância do processo político eleitoral para ajudar a reconstruir um País melhor para os seus filhos. O Brasil vive um momento que exige da cidadania como um todo uma reflexão sobre o Brasil que queremos.

É importante a juventude entender que toda e qualquer decisão é política e que quem não gosta de política é governado por quem gosta. O jovem necessita de espaço e motivação para ousar, participar e mostrar suas ideias e ações. Motivar e investir nos jovens para resgatar vocações e talentos deve ser um DEVER de todos, e o primeiro passo é revitalizar os diretórios nas escolas com organização, participação e foco nos objetivos. Jovens o país precisa de vocês, face a escassez de líderes e ninguém é tão forte quanto todos juntos, visando um futuro melhor para seus filhos, e para esse futuro depende de líderes políticos, autênticos, idealistas e honestos.

Educação e exercício de cidadania são os Pilares para as transformações que o País necessita, não apenas porque uma população mais educada, cria-se massa crítica para exigir melhorias, viabilizar mudanças com conhecimentos, projetos e cenários e consequentemente o crescimento e o desenvolvimento do Brasil.

O MOMENTO É DE REFLEXÃO. “MUDAR: DOÍ. CONTINUAR COMO ESTÁ: DOÍ, ESCOLHA UMA DAS DORES E PARE DE RECLAMAR”. LEMBRANDO QUE AS GERAÇÕES QUE VIRÃO PAGARÃO PELOS ERROS DE TODOS PELA OMISSÃO E A DESPOLITIZAÇÃO DA SOCIEDADE.LEI QUE RESOLVE MUITOS PROBLEMAS LEI-TURA!

Alderico Sena – Especialista em Gestão de Pessoas, Ex-Assessor do IAT – Instituto Anísio Teixeira, UFBA/CCPPG/PROPED – Universidade Federal da Bahia e da UFES – Universidade Federal do Espirito Santo – site: www.aldericosena.com



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *