Lauro de Freitas vai ganhar três novas unidades de saúde

Lauro de Freitas ganhará duas novas Unidades de Saúde da Família (USF): uma na Quingoma e outra no Capiarara, além de uma unidade de saúde mista que funcionará no Jambeiro. Os encaminhamentos para essas novidades foram tratadas pela prefeita Moema Gramacho, o secretário municipal de saúde, Augusto César Pereira, juntamente com Adélia Pinheiro, titular da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A reunião ocorreu no final da tarde desta quinta-feira (14) na sede do órgão estadual.

Os equipamentos oferecem atendimento voltados a saúde bucal e contam com suporte de equipes de Saúde da Família composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e recepcionista, algumas dispõem de atendimentos em saúde com educador físico, assistente social, psicólogo, médico ginecologista e pediatra. As USFs oferecem atendimento humanizado e qualificado aos grupos de risco de crianças, adolescentes, gestantes, adultos e idosos, realizando acolhimento nos programas prioritários como hipertensão arterial, diabetes, tuberculose e hanseníase. O município conta atualmente com 16 Unidades de Saúde da Família (USF).

A prefeita Moema Gramacho destacou que o encontro teve como objetivo tornar ainda melhor os serviços de saúde prestados à população laurofreitense através da ampliação de unidades de saúde. “Nessa reunião, bastante positiva, também discutimos sobre a reforma do antigo Nelson Barros, que atualmente funciona na Unime. A antiga sede, que fica no Centro, será transformada em mais uma unidade de saúde da família e em um espaço voltado à saúde do trabalhador”, contou a gestora.

Moema ainda ressalta que o Hospital Geral Menandro de Faria, na Estrada do Coco, não será fechado. “Fomos convidados pela secretária Adélia também para tratar disso. Queremos tranquilizar a população e dizer que o Menandro vai continuar atuando como emergência. Ele é um hospital de porta aberta e tem 40 anos de funcionamento de urgência e emergência”, explicou.

O titular da SESA, Augusto César Pereira, também destacou a relevância da unidade hospitalar para a saúde de Lauro de Freitas e toda Região Metropolitana (RMS). “O Menandro é de suma importância para a nossa cidade e as outras circunvizinhas. Tenho a alegria em dizer a população que esse importante Hospital será entregue, em até 45 dias, como um hospital geral”, completou o secretário.

A reunião, que ocorreu como desdobramento do encontro entre a prefeita e o governador na última segunda-feira (11), contou também com a presença da superintendente de Atenção Especializada da Sesa, Alinne Kelly e do assessor técnico da pasta, Luiz Felipe.

Texto: Aina Soledad

Foto: Rafael Magno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.