Leandro Guerrilha assume mandato de vereador na Câmara de Salvador

Solenidade de posse ocorreu na tarde desta terça-feira (6) durante a 9ª Sessão Ordinária

A Câmara Municipal de Salvador recompôs o seu quadro de 43 vereadores com a posse do suplente Leandro Guerrilha (PL), na tarde desta terça-feira (6), durante a 9ª Sessão Ordinária da 19ª Legislatura. Ele assume a vaga deixada por Irmão Lázaro (PL), que faleceu no dia 19 de março em decorrência da Covid-19. Os trabalhos foram conduzidos de forma semipresencial a partir do Plenário Cosme de Farias pelo presidente Geraldo Júnior (MDB).

“Volto a esta Casa com a responsabilidade redobrada para defender as famílias e as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Cumpro essa promessa e estaremos buscando melhorar a vida dos mais pobres”, afirmou o vereador Leandro Guerrilha em seu primeiro pronunciamento, da tribuna. Ele frisou que não é confortável assumir o mandato com a perda de um amigo de longas datas.

Também na sessão ordinária, o presidente Geraldo Júnior empossou a ex-vereadora Lorena Brandão no cargo de secretária de Relações Institucionais da Câmara. Ela foi convidada para compor a mesa de trabalho, bem como o deputado federal José Carlos Araújo, presidente estadual do PL, que foi à Câmara prestigiar a posse de Leandro Guerrilha.

Pinga-Fogo

No debate Pinga-Fogo, o vereador Edvaldo Brito (PSD), do bloco independente, registrou o falecimento do jornalista Eliezer Varjão, nesta terça-feira. Ele apresentou uma moção de pesar para ser encaminhada à família enlutada. Também destacou o retorno à Casa do vereador Leandro Guerrilha e da ex-vereadora Lorena Brandão.

Pelo bloco oposicionista, o vereador Luiz Carlos Suíca (PT) lamentou a morte de Agnaldo Silva, ex-presidente do Afoxé Filhos de Gandhy, e criticou o governo federal pela forma como vem conduzindo o combate à Covid-19.

O vereador Hélio Ferreira (PCdoB) pediu um olhar crítico para o transporte público em Salvador e defendeu a vacinação contra a Covid-19 desses trabalhadores. A vereadora Marta Rodrigues (PT) também lamentou a morte de Agnaldo Silva e registrou os 39 anos do Bairro da Paz, “que tem mostrado a sua luta para reivindicar direitos básicos”.

Pelo bloco governista, o vereador Emerson Penalva (Podemos) destacou a grandeza da Câmara no enfrentamento de problemas da cidade e, notadamente, no combate à pandemia. Ele propôs ao Executivo Municipal uma campanha solidária de arrecadação de alimentos nos postos de vacinação para atender as comunidades mais necessitadas.

O vereador André Fraga (PV) destacou o plano de retomada das atividades econômicas em Salvador e defendeu a abertura, na primeira fase, dos parques municipais da cidade. Também pediu ao governo do estado para recuperar os parques públicos de sua responsabilidade.

Representações partidárias

No tempo dedicado às representações partidárias, o vereador Anderson Ninho (PDT), aniversariante do dia, defendeu a vacinação contra a Covid-19 dos trabalhadores de supermercados. O colega Tiago Ferreira (PT) pediu vacina para os rodoviários. A vereadora Laina Pretas por Salvador (PSOL) lamentou a morte da avó em decorrência da Covid-19 e o vereador Sílvio Humberto (PSB) destacou a sessão virtual que havia realizado no turno matutino pelos 100 anos do sambista Riachão.

Foto: Valdemiro Lopes/CMS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *