Salvador

Marcelo Maia realiza visita de cortesia ao cônego Juraci e comemora sua ordenação episcopal

O Vereador Marcelo Maia (PMN), realizou uma visita de cortesia ao Monsenhor Juraci Gomes de Oliveira para celebrar sua ordenação episcopal. Nomeado pelo Papa Francisco como novo bispo da diocese de Amargosa em maio deste ano, o cônego será ordenado no próximo sábado (29). A cerimônia acontece às 09h da manhã, no Colégio Antônio Vieira, no bairro do Garcia, com celebração do Cardeal Dom Sérgio da Rocha.

“Fiz questão de parabenizá-lo pessoalmente por mais um capítulo da vida do Monsenhor Juraci, ele que tanto contribuiu com a nossa cidade agora se despede para cumprir uma missão espiritual na cidade de Amargosa. Desejo que ele siga por caminhos abençoados por Deus e Nossa Senhora e que a sua missão de paz seja cumprida em concordância com a vontade do Senhor”, enfatiza Marcelo.

Biografia – Monsenhor Juraci Gomes de Oliveira é filho de Vicente Gomes de Oliveira e Rita Maria de Alencar. Nasceu no dia 19 de agosto de 1956, em Catolé do Rocha, na Paraíba. Ingressou no Seminário dos Capuchinhos em Maceió (AL), onde concluiu o Ensino Médio. Depois, foi transferido para Natal (RN) e, mais tarde, para Recife (PE), onde cursou Filosofia e Teologia. A formação teológica foi concluída fora do seminário. Em 1987, retornou ao seminário, ingressando na Sociedade Joseleitos de Cristo, na cidade de Tucano (BA).

A Ordenação Diaconal foi em 12 de agosto de 1990, presidida por Dom Mário Zanetta, então bispo de Paulo Afonso (BA). A Ordenação Presbiteral foi no mesmo ano, em 3 de novembro, na Igreja Matriz da Paróquia Senhora Sant’Ana, na cidade de Tucano, pelas mãos de Dom Jackson Berenguer Prado, bispo emérito de Paulo Afonso. Monsenhor Juraci é bacharel em Teologia, licenciado em Filosofia, e tem especialização em Espiritualidade Bíblica e mestrado em Teologia do Matrimônio e Família.

O ministério sacerdotal foi exercido na Arquidiocese de São Salvador da Bahia, após a exclaustração da Sociedade dos Joseleitos de Cristo, em dezembro de 1991, e a incardinação na Arquidiocese Primaz do Brasil. Na capital baiana, foi pároco, administrador paroquial, capelão, orientador espiritual do Seminário São João Maria Vianney, assistente eclesiástico para a Renovação Carismática e para o Grupo de Oração Terço dos Homens, vigário forâneo e vigário episcopal. Antes do sacerdócio, atuou na área da educação, em Pernambuco. Também foi professor de Teologia na Universidade Católica de Salvador (UCSal) e na Faculdade São Bento, em Salvador. Foi nomeado e empossado como cônego do Cabido Metropolitano de Salvador no dia 22 de setembro de 2008.

Quando foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo da Diocese de Amargosa, monsenhor Juraci exercia as funções de vigário-geral da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, moderador da Cúria Metropolitana, membro do Cabido Metropolitano e do Colégio de Consultores, diretor administrativo da Ação Social Arquidiocesana (ASA), capelão da Igreja Sagrada Família (Igreja da Cúria), orientador espiritual do Seminário São João Maria Vianney e membro da Equipe Financeira da Cúria Metropolitana de Salvador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *