Noticiando

MCO-UFBA adquire novos aparelhos de ultrassonografia

Os novos equipamentos possibilitarão melhores diagnósticos por imagem

A fim de aumentar a qualidade do serviço prestado às pacientes do Sistema Único de Saúde, a Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA/Ebserh) adquiriu dois novos aparelhos de ultrassonografia com tecnologia avançada que permitirão melhores diagnósticos por imagem. Adquiridos por meio de licitação, o investimento para os dois aparelhos foi de aproximadamente R$ 450 mil.
Os novos equipamentos serão utilizados para exames nas áreas de ginecologia, obstetrícia, medicina fetal e cardiopediatria. Um deles ficará instalado no Ambulatório da instituição e o outro será utilizado para realizar exames diretamente no leito na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, garantindo a segurança dos bebês internados e possibilitando maior agilidade na realização do exame.
De acordo com Thiago Cardoso, chefe do Setor de Apoio Diagnóstico, com a aquisição, a maternidade ganha em tecnologia e qualifica também o ensino uma vez que conta com programa de residência na área de diagnóstico por imagem. “Os aparelhos proporcionarão melhora na conduta diagnóstica já que possuem recursos tecnológicos mais atuais e possibilitam maior definição de imagem”, disse.
A MCO-UFBA realiza em média 1 mil exames de ultrassonografia por mês apenas no Ambulatório da instituição. Com os novos equipamentos e a previsão de convocação de novos profissionais para a área ao longo deste ano, a instituição poderá aumentar a disponibilidade de exames em até 20%, ampliando o serviço para a população baiana.
A partir de agora, a Maternidade conta com oito aparelhos de ultrassonografia, sendo cinco no Ambulatório, dois nas unidades de internamento e um na emergência obstétrica.
Sobre a MCO-UFBA
A Maternidade Climério de Oliveira é uma maternidade-escola da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal que administra 40 hospitais universitários federais. A MCO-UFBA atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, forma profissionais de saúde e estimula o desenvolvimento de pesquisas.
A instituição realiza mais de 6 mil procedimentos ambulatoriais por mês entre consultas e exames voltados para a saúde da mulher e da criança. Na unidade hospitalar, são mais de 150 procedimentos obstétricos e uma média de 100 partos mensais. Possui 80 leitos distribuídos em pré-parto, parto, alojamento conjunto, UTI Neonatal e Unidade de Cuidados Intermediários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *