MCO-UFBA inicia vacinação de profissionais contra covid-19

A Maternidade Climério de Oliveira da Universidade Federal da Bahia (MCO-UFBA/Ebserh) iniciou nesta terça-feira, 26 de janeiro, a vacinação da equipe da instituição contra a covid-19.

Neste primeiro momento a maternidade recebeu 56 doses destinadas a profissionais que trabalham na triagem do Ambulatório, no Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) e profissionais que atuam na emergência obstétrica.
A primeira profissional vacinada na MCO-UFBA/Ebserh foi a obstetra Mariana Lino, que ressaltou a importância do início da vacinação: “A chegada da vacina nos dá mais confiança de que podemos mudar o rumo da pandemia e nos garante mais tranquilidade no momento dos cuidados com as pacientes”, destacou.
Plantonista da Maternidade, a obstetra Nazilene Rocha, que também foi vacinada nesta primeira etapa, relembra os momentos de angústia no plantão ao receber gestantes com a doença. “A dinâmica de atendimento ao parto precisou ser completamente modificada para garantirmos os cuidados necessários para não propagar a doença. Receber a vacina hoje é como enxergar uma luz de esperança para o fim da pandemia”, enfatizou.
A enfermeira Daniele Gama também ressaltou a sensação de esperança após receber o imunizante: “Estou muito alegre, mais tranquila e confiante de que tudo isso termine, pois vivemos muitos momentos de ansiedade e tensão desde o início da pandemia”, disse.
O plano de imunização da MCO-UFBA/Ebserh atende às diretrizes nacionais, estaduais e municipais e segue uma lista enviada pela instituição e revisada pelas Secretarias de Saúde do Município e Estado. De acordo com a Gerência de Atenção à Saúde da MCO-UFBA, a expectativa é de que a Maternidade receba novas doses ao longo da primeira fase para imunização de todos os trabalhadores da instituição.
A vacinação foi iniciada às 9h, conduzida por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela distribuição da vacina na cidade de Salvador, juntamente com os Serviços de Imunização e de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho da MCO-UFBA/Ebserh.

Para receber a dose da vacina foi necessário apresentar o crachá de identificação, cartão SUS, RG e CPF. A segunda dose será aplicada após 28 dias, seguindo as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *