Municípios

Merendeiras da rede municipal recebem treinamento sobre boas práticas da alimentação, qualidade e trabalho seguro

Capacitação acontece duas vezes ao longo do ano letivo e visa, entre outros objetivos, promover melhorias contínuas na refeição fornecida aos estudantes.

As 440 profissionais que atuam na produção da alimentação escolar em unidades da Rede Municipal de Salvador e Irecê, cidade a 477 km da capital, administradas pelo Grupo LemosPassos, receberão capacitação sobre boas práticas para a manipulação dos alimentos, higiene pessoal e do ambiente, qualidade e elaboração de cardápios. O treinamento inclui, ainda, o programa Merendeira Segura, que detalha o uso correto dos equipamentos para evitar acidentes e reforça as medidas de prevenção da Covid-19.

A capacitação teve início nesta quinta-feira (26/1) em Salvador, no Auditório da Organização de Auxílio Fraterno (OAF), localizado na Liberdade, e em Irecê, acontecerá dia 31 de janeiro. “A alimentação tem um papel importante para o rendimento do aluno no processo de aprendizagem e para o seu desenvolvimento pessoal. Os treinamentos das merendeiras visam promover melhorias contínuas na refeição que o estudante consome, para que seja sempre de qualidade, saborosa e com os nutrientes que farão a diferença na sua saúde”, ressalta Carlos Silva, engenheiro de alimentos e responsável pela coordenação dos treinamentos no Grupo LemosPassos. Conhecimentos sobre técnicas de cozinha, segurança do trabalho, ética e excelência em atendimento também fazem parte da programação.

Realizado duas vezes ao longo do ano letivo, no início de cada semestre, a ação conta com a parceria da Secretaria de Educação de cada município. Cada unidade escolar é supervisionada por uma nutricionista responsável que fica à frente do trabalho ao lado da direção e dos professores e a elaboração dos cardápios são sempre com base na faixa etária e no tempo de permanência do aluno na escola, conforme determina o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *