Policial

Modelos e formas de mensurar homicídios é tema de encontro nacional na Bahia

Reunião do Comitê de Diretores de Departamentos de Homicídios do Brasil também trouxe entre as discussões, Estratégia Nacional de Enfrentamento a Organizações Criminosas

Diretores de Departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPPs) das polícias civis do Brasil se reuniram na quinta-feira (26) e reúnem-se nesta sexta (27), na sede do DHPP da Polícia Civil da Bahia, localizada na Avenida Dorival Caymmi, em Itapuã. No encontro são tratados: Modelos e Formas de Mensurar Homicídios, Estratégia Nacional de Enfrentamento a Organizações Criminosas, além de Perícia criminal e investigação de homicídios.

Os diretores de DHPPs que compõem o Comitê de Diretores de Departamentos de Homicídios do Brasil, cuja vice-presidente é a diretora do DHPP da Bahia, delegada Andréa Ribeiro, iniciaram as discussões que giram em torno de estabelecer um parâmetro nacional para contabilizar os índices de elucidações das investigações de homicídios. O coordenador do Instituto de Segurança Pública, Estatística e Pesquisa Criminal (ISPE), da Polícia Civil da Bahia, delegado Omar Leal, também participou das discussões.

Atualmente os departamentos de cada Polícia Civil do país utilizam métodos que diferem na forma de coleta e na contabilização dos números referentes aos registros de mortes violentas e elucidação destes crimes. Durante o encontro promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a vice-presidente do Comitê de Diretores de DHPPs, delegada Andréa Ribeiro, destacou a importância da padronização dos indicadores. “Acredito que um dos principais avanços será o aperfeiçoamento e alinhamento e alinhamento dos dados que subsidiarão as ações integradas e em cada estado”, mensurou.

O grupo voltará a se reunir em outro estado brasileiro para dar seguimento às discussões sobre a padronização. Também durante esta semana o DHPP da Bahia sediou Curso Básico de Investigação de Homicídios, ministrado por especialistas do Departamento baiano e de outras forças policiais. A capacitação compõe o Projeto de Fortalecimento da Capacidade de Investigação de Homicídios pelas Unidades Especializadas, implementado pela Senasp, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Foto: Ascom-PC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *