Mostra Via Sertão é realizada essa semana e abre inscrições para oficinas artísticas online

Projeto  contemplado com o Prêmio Funarte DescentrArte é sediado na cidade de Senhor do Bonfim-BA

Um novo projeto de artes surge para movimentar a cena cultural do Sertão baiano, a Mostra Via Sertão será realizada de sexta (16) à domingo (18), em Senhor do Bonfim-BA. Além de apresentações artísticas, essa primeira edição do projeto investe em atividades formativas, oferecendo quatro oficinas gratuitas. Para se inscrever, os interessados podem acessar o link: https://linktr.ee/viasertao. Todas as atividades serão virtuais e gratuitas.

No primeiro dia de evento, sexta (16), serão realizadas duas oficinas no turno da noite, a “Voz, expressão e profissão: Maneiras sustentáveis de profissionalizar o seu canto” com a cantora Andrezza Santos e a “Alimentando Personagens: Processos de Criação e Preparação Cênica” com o ator e diretor Rafael Moraes. As outras duas oficinas serão no sábado (17) pela manhã, a “Oficina de iniciação teatral para crianças” com a atriz Natália Agla e o “Workshop Movendo Ideias: gestão de grupos no interior” com o produtor Adriano Alves.

A mostra, que acontece de forma híbrida entre atividades presenciais e online, conta com espetáculos de Teatro e Dança, show musical, exposição, intervenção urbana e bate-papo, tudo de forma gratuita para a população. “O projeto foi escrito antes da pandemia, pensando em contribuir na popularização das arte na região. Mesmo tendo que se adaptar ao virtual por conta da pandemia, queremos manter esse aspecto de formador de público”, comenta Natália Agla, que assina a coordenação artística com Adriano Alves.

As transmissões serão realizadas através do Instagram, no perfil @portalculturama. A programação começa na sexta (16), às 15h, com uma intervenção urbana que realizará uma exposição pelas ruas da cidade com Lambe Lambe, pôsteres artísticos colados em paredes. No sábado (17), às 16h, a cena teatral Luzia da Trup Errante será apresentada. Depois, às 19h, Andrezza Santos canta no pocket show Cheganças. Na tarde de domingo (18), às 16h, o Coletivo Trippé dança o espetáculo Janelas Para Navegar Mundos. À noite, às 19h, Natália Agla encerra a programação com a cena Enkasular-se.

Uma produção em parceria da artista Natália Agla com a Pipa Produções, o projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte Descentrarte em 2019. A proposta conta com o apoio do Portal Culturama e da Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, através da Secretaria Municipal de Cultura. A realização é da Fundação Nacional de Artes (Funarte), através da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *