Salvador

Multicentro AME Pirajá realiza Dia D do Outubro Rosa com oferta de mamografias

O Multicentro AME Pirajá, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, realiza, no próximo sábado (24), uma mobilização especial pelo Dia D do Outubro Rosa, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama. A iniciativa busca ampliar o acesso aos serviços de saúde da mulher e reforçar a importância do acompanhamento regular e da realização de exames.

Um dos destaques da mobilização é a oferta de mamografias diretamente na unidade, durante todo o mês de outubro, por demanda espontânea. Até a presente data (22), o multicentro realizou 908 mamografias. O balanço reforça a importância de facilitar o acesso ao exame, fundamental para a identificação precoce de alterações nas mamas.

_“A realização da mamografia é fundamental para a detecção precoce do câncer de mama e para o direcionamento oportuno da assistência. A mobilização do Dia D fortalece as estratégias de prevenção e amplia a visibilidade dos serviços disponíveis à população, reforçando a importância do acesso ao exame e do acompanhamento regular da saúde da mulher, não somente em outubro, mas durante todo ano ‘Rosa’ ”_, destaca a mastologista do INSV no AME Pirajá, Dra. Luciana Guimarães.

Além das mamografias, o AME Pirajá ofertará nesta data, uma rede de serviços voltados à saúde da mulher, com atendimentos multiprofissionais como nutrição, farmácia, psicologia e serviço social. A unidade também disponibiliza vacinação, conforme os imunobiológicos indicados e a disponibilidade, além de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.

Já as consultas especializadas e os exames preventivos e diagnósticos seguem sendo realizados conforme os agendamentos previamente feitos na unidade. Entre os serviços estão consultas de ginecologia e mastologia, citopatológico conhecido como o preventivo *(realizado excepcionalmente no Dia D)*, colposcopia, biópsia de colo uterino, biópsia de mama, ultrassonografia mamária e ultrassonografia transvaginal.

Para realizar a mamografia, as usuárias podem procurar diretamente o multicentro durante o Dia D, sem necessidade de agendamento prévio, apresentando documento oficial com foto e comprovante de residência. Já os demais serviços especializados e exames que exigem marcação seguem o fluxo de agendamento da unidade.

A mobilização do Dia D integra as ações do Outubro Rosa na unidade e reforça a importância de aproximar a população dos serviços de prevenção, diagnóstico e cuidado integral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *