Município tem a melhor educação da Bahia de acordo com levantamento do IGM/CFA

A Educação de Mata de São João é mais uma vez destaque entre os municípios da Bahia. A cidade teve a melhor gestão do estado em 2020, de acordo com o Índice de Governança Municipal (IGM-CFA) – Dimensão Desempenho – Educação. Mata está no grupo 4, com municípios de 20.001 a 50.000 habitantes e PIB Per Capita acima de R$  15.463.

O levantamento foi divulgado na última sexta-feira (11), durante o IV Fórum de Gestão Pública, com foco na avaliação e discussão da educação pública no Estado. O evento foi online e transmitido por meio da plataforma ZOOM. O IGM-CFA foi lançado em 2016 pelo Conselho Federal de Administração (CFA) e é um indicador de governança pública, organizado nas dimensões Finanças, Gestão e Desempenho.

Educação em Mata – Mata de São João tem cerca de 90% dos seus alunos estudando em turno integral. O Município oferece três refeições diárias, fardamento e material escolar completo, além de escolas amplas e arejadas. Os estudantes têm acesso ainda a aulas de reforço e oficinas de esporte e arte-educação.

Os serviços de excelência oferecidos na educação matense colocam a cidade com o maior o IDEB da Região Metropolitana. O Prefeito Marcelo Oliveira, grande entusiasta da Educação, comemora a conquista e agradece o empenho dos servidores que trabalham para atingir esses resultados.

“É gratificante ver que nosso esforço tem valido à pena. A cada dia que passa a Educação em Mata de São João alcança vôos mais altos e nós vamos continuar nos empenhando para o trabalho seguir em frente”, comemora o prefeito.

De acordo com o Secretário de Educação do Município, Alex Carvalho, ter o ensino como prioridade é fundamental para avançar cada vez mais. “Passar por esta avaliação e ser bem conceituado nos deixa muito felizes. Estamos em constante evolução e sabemos que podemos sempre melhorar”, pontua.

Transformação – Este ano, o CRA-BA centrou esforços em uma área fundamental para o desenvolvimento humano e social, que é a Educação. O objetivo é dar visibilidade à necessidade de transformar a situação educacional na Bahia, já que os índices do estado apresentam resultados preocupantes.

A avaliação do Fórum sobre a educação nos municípios é baseada no Índice de Governança Municipal (IGM), que indica qual a situação das gestões em saúde, educação e outras áreas. O indicador permite entender quais são os pontos da administração pública que precisam de correções.

A programação do Fórum incluiu palestra sobre educação empreendedora, conduzida pelo Sebrae, e painel com relatos de boas práticas em educação, com a participação dos conselhos regionais de administração da Bahia, do Amazonas e do Ceará. Além disso, houve uma palestra sobre gestão pública e educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *