Mutirão de limpeza de praia mobiliza Imbassaí e Praia do Forte na manhã deste sábado (2)

As localidades de Imbassaí e da Praia do Forte tiveram hoje (2) uma manhã de sábado especial. Moradores, turistas e servidores municipais se mobilizaram em um mutirão de limpeza de praia, para chamar a atenção sobre os cuidados que devemos ter com esses ambientes.

Denominada de Nossa Praia Limpa, a ação foi promovida pela Prefeitura de Mata de São João. Em Imbassaí, um grupo partiu da Praça da Jangada, pela margem do Rio, até as barracas de praia. Na Praia do Forte, dois grupos se dividiram entre o Portinho e as praias do Lord e da Barrinha.

O sol forte, o mar azul, a maré seca e uma leve brisa, proporcionaram um ambiente perfeito, para os grupos caminharem com sacos de lixo, coletando materiais indevidamente jogados nas areias.

Os voluntários não tiveram muito trabalho, porque as equipes de limpeza da Prefeitura atuam rigorosamente nas praias do litoral do município. Porém copos e outros materiais plásticos, bitucas de cigarro, papel, entre outros, foram coletados tanto em Imbassaí, quanto na Praia do Forte.

“Essa é uma ação sobretudo educativa, para chamar a atenção e alertar as pessoas sobre os cuidados com as nossas praias”, explica o prefeito João Gualberto, que iniciou a ação em Imbassaí e finalizou na Praia do Forte.

“Não adianta o poder público fazer sua parte se as pessoas não se comprometerem com a limpeza e com o zelo desses ambiente extremamente saudáveis e necessários para todos nós. Temos que nos conscientizar que as praias e o mar, além de ambientes de lazer, são espaços de sobrevivência biológica e econômica”, alerta Gualberto.

Entre as muitas crianças que participaram do Nossa Praia Limpa na Praia do Forte estava o pequeno Gabriel, de 8 anos. Ele disse que estava ansioso para participar da ação, mas que curiosamente ficou desesperado porque dormiu até mais tarde e achou que iria perder o evento. Mas no fim deu tudo certo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *