Navio Tara Océan chega a Salvador com programação especial sobre mudanças climáticas

Salvador recebe, neste domingo (10), a chegada do Navio Laboratório Tara, da fundação francesa Tara Océan. A programação especial e gratuita, que prossegue até quinta-feira (14), tem a participação da Prefeitura de Salvador, através das secretarias municipais de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), de Inovação e Tecnologia (Semit) e de Educação (Smed).

Com reconhecimento mundial por sua dedicação aos oceanos, a embarcação ficará ancorada na Marina, no bairro do Comércio. Serão promovidas exposições em diversos pontos da cidade sobre a poluição nos oceanos e suas consequências no avanço das mudanças climáticas. Além disso, o navio também estará aberto à visitação do público, na segunda (11) e terça-feira (12), mediante inscrição prévia no site www. weezevent. com/ tara-tara-esta-em-salavdor-de-bahia .

“Muito importante para a nossa cidade a chegada do navio Tara num momento tão importante, em que estamos levantando as pautas da sustentabilidade e das mudanças climáticas. Temos muitas convergências nos propósitos e tenho a certeza de que essa interação será fundamental para que continuemos avançando”, declara a vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos.

“A mensagem do Tara por onde passa tem o intuito de ressaltar a importância de preservar os oceanos, a vida marinha e os microrganismos que fazem parte do seu ecossistema. O mar é tão importante quanto as florestas”, alerta o diretor de Relações Internacionais da Fundação Tara, André Abreu.

Hub Salvador – Um dos espaços estará montado no Hub Salvador, no Comércio. O local receberá exposição de até dez painéis de 1,20m x 1m sobre o Tara Océan e o projeto científico; um telão que exibirá vídeos e pequenos filmes sobre a temática; e duas mesas para oficinas de descoberta científica.

Além disso, o Hub Salvador também será palco de oficinas abertas ao público na segunda (11) e terça-feira (12). As atividades incluem apresentação virtual da embarcação, exposição de microrganismos com possibilidade de analisá-los através de microscópios digitais e atividades lúdicas, como jogos, além da exibição de filmes. Os interessados em ingressar nas oficinas podem fazer a inscrição através do site www. weezevent. com/ tara-tara-esta-em-salavdor-de-bahia .

O secretário da Semit, Samuel Araújo, avalia a importância do apoio municipal às atividades do Tara Océan na cidade. “Através desta ação conjunta da Semit, Secis e da Smed, a administração municipal vai promover o aprendizado, através de diversas atividades, como exposições e oficinas, sobre preservação da vida marinha aliada à tecnologia”.

“Esta é mais uma ação onde o Hub Salvador se junta à Prefeitura para tratar de um tema fundamental. Vamos mobilizar nossa comunidade nessa missão de preservação dos oceanos”, destaca o CEO do Hub Salvador, Alexandre Darzé.

Foto: Yohann Cordelle -Wikipedia – Commons

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *