Nacional

 Nordestinos são os que mais usam caderninhos para anotar as finanças em todo o país

Não há dúvidas de que as novas tecnologias têm impactado os mais diversos hábitos dos consumidores. Entretanto, quando o assunto é o controle das finanças, o bom e velho caderninho de anotações ainda é o mais utilizado pelas pessoas. E no Nordeste, este hábito ainda abrange mais da metade de todas as gerações (X, Y, Z e Baby Boomers), segundo aponta levantamento inédito da Serasa sobre a relação dos diferentes perfis de consumidores com as finanças.

Na região, os cadernos são utilizados por 52% da Geração Z (18 a 28 anos), 61% da Geração Y (29 a 41 anos), 67% da Geração X (42 a 58 anos) e 70% dos Baby Boomers (acima de 59%).

Como comparação, a região Norte é onde os índices chegam mais próximos do Nordeste neste hábito de controle das finanças. Entre os Baby Boomers o percentual fica acima dos nordestinos (72%), mas abaixo entre todas as outras gerações: Geração Z (42%), Geração Y (54%) e Geração X (62%).

O segundo formato mais comum no Nordeste para anotar os gastos é a planilha de Excel, que é utilizado por 31% da Geração Z, 36% da Geração Y, 24% da Geração X e 29% dos Baby Boomers.

“O levantamento dessas informações é essencial para entendermos como as pessoas lidam com suas finanças em um mercado que se transforma rapidamente. Esse é apenas o primeiro capítulo dessa iniciativa que terá grande contribuição para a educação financeira dos brasileiros”, afirma Matheus Moura, diretor da Serasa.

O levantamento realizado pela Serasa contou com a consultoria técnica do Instituto Opinion Box e ouviu 4.486 pessoas de todo o país no período de 4 a 20 de julho.

Todos os insights e resumos do estudo, assim como as informações técnicas do levantamento, podem ser acessadas em Link

Sobre a Serasa

Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população com produtos e serviços digitais.

Para mais informações: Link.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *