Salvador

Novas marinas na Baía de Todos-os-Santos ganham infraestrutura moderna para atrair mais visitantes

A Bahia está se preparando para ser um dos principais destinos internacionais do Turismo Náutico. Obras de construção e requalificação estão em andamento em quatro marinas da Baía de Todos-os-Santos (BTS), maior baía de águas abrigadas do Brasil e uma das maiores do mundo. O investimento é de aproximadamente R$ 63,7 milhões, com recursos do Prodetur. Em Salinas da Margarida, no recôncavo sul, um antigo píer está dando lugar a uma grande e nova marina. Na Ilha de Itaparica, duas marinas estão sendo reformadas, uma delas em Cacha-Prego. Já em Salvador, a Marina da Penha, que estava abandonada, está sendo ampliada e completamente reconstruída. Nesta terça-feira (1º), o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, fez uma visita técnica às obras na capital baiana.

Segundo Fausto, a Baía de Todos-os-Santos é um grande patrimônio, com águas mornas e navegáveis o ano inteiro, mas que ainda carece de muita estrutura náutica. “Estamos aqui na Marina da Penha, na Ribeira, que é uma das quatro marinas que estamos fazendo, junto com Itaparica, Salinas da Margarida e Cacha-Prego, além de diversos atracadouros. Isso vai dar uma nova dinâmica no turismo náutico do nosso estado, que é um vetor importante para o desenvolvimento da economia de todos os 18 municípios que servem à BTS. Isso vai impulsionar ainda mais o turismo e fazer isso de forma perene, durante o ano inteiro, não somente no verão”.

O secretário afirmou ainda que estão sendo feitos diversos treinamentos e ações de conscientização com a população, incentivando para que eles se sintam pertencentes a esse projeto, desde pequenos artesanatos, até reparo de embarcações, de como montar uma pousada, um restaurante. Enfim, um impacto socioeconômico muito importante que com certeza vai dar uma nova guinada no turismo e na economia de todos esses municípios que fazem parte da nossa querida Baía de Todos-os-Santos”.

O Museu Wanderley de Pinho e a revitalização do MAM são mais duas obras também do Governo do Estado. “Essas obras todas têm interligações não só para o turismo. A população também poderá ser transportada em barcos novos, seguros, modernos. Vamos ter uma nova dinâmica de transporte na BTS, como já foi no século passado, das pessoas chegarem em Salvador pelo mar de forma segura e muito mais agradável, vendo o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo, a Igreja do Bonfim, o Farol da Barra, esses patrimônios do nosso estado”, ressaltou Fausto Franco.

O engenheiro Eduardo Gama, responsável pela obra da Marina da Penha, falou sobre a nova estrutura do equipamento. “São duas frentes distintas de trabalho. Nós temos as obras da parte terrestre, que, basicamente, nós temos aqui o prédio 1, que é a sede administrativa, e tem mais dois galpões metálicos que serão a guarda dos barcos. São 96 vagas secas de barcos. Isso compõe a parte terrestre. Na parte náutica, nós temos um píer flutuante que vai abrigar 48 barcos de 15 a 30 pés. Essa é a estrutura básica aqui da marina”.

Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *