Salvador

Operação 15 Minutos da Codecon autua agências bancárias irregulares em Salvador

A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), concluiu na terça-feira (18) a Operação 15 Minutos, iniciada no último dia 10. Durante essa ação, os agentes da Codecon visitaram um total de 32 agências bancárias, das quais três foram autuadas por irregularidades.

As agências autuadas foram flagradas por diversas infrações, incluindo falta de atendimento prioritário por parte da gerência, condições insalubres no ambiente de espera e descumprimento do tempo máximo de atendimento em todas as modalidades: convencional, prioritário e prioritário 80+. As penalidades para essas infrações podem variar de R$900 a R$9 milhões, dependendo da gravidade.

A Operação 15 Minutos teve como objetivo principal intensificar as inspeções em agências bancárias denunciadas pela população, verificando possíveis descumprimentos da Lei dos 15 Minutos, em vigor na cidade desde 2001. Para o diretor-geral da Codecon, Zilton Netto, o resultado da operação reflete o sucesso das ações educativas realizadas pelo órgão.

“Realizamos um trabalho educativo e preventivo em defesa dos direitos dos consumidores. Orientamos tanto os fornecedores quanto os consumidores a cumprirem suas obrigações e conhecerem seus direitos. Mesmo com o fim da operação, é fundamental que os cidadãos denunciem práticas abusivas à Codecon, para que possamos agir em defesa de seus direitos”, destacou Netto.

Para fazer denúncias, os consumidores têm à disposição o aplicativo Codecon Mobile, o site www.codecon.salvador.ba.gov.br ou podem entrar em contato com o Fala Salvador, no número 156, para relatar práticas que violem as normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC). A participação ativa da população é essencial para garantir que as agências bancárias e demais estabelecimentos cumpram suas responsabilidades e respeitem os direitos dos consumidores na cidade de Salvador.

Fotos: Ascom/Codecon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *