Pacientes oncológicos poderão ser incluídos na lista de prioridade da vacinação contra COVID-19 na Bahia

O deputado estadual Osni Cardoso (PT) apresentou indicação (24.963/2021), na Assembleia Legislativa da Bahia, solicitando que pacientes oncológicos sejam incluídos na lista de prioridades da vacinação contra a Covid-19 em todo o estado da Bahia.

No documento ele explica a vulnerabilidade dos pacientes acometidos pela doença, que, por estarem com o sistema imunológico fragilizado, estão mais propensos a adquirirem a Covid-19 em caso de contato com o vírus. Além disso, devido aos tratamentos, são pessoas que necessitam estar em constante acompanhamento médico, sendo necessária a ida aos hospitais ou centros de oncologia, ficando, dessa maneira, mais expostas.

“Nosso objetivo é preservar vidas. Internacionalmente já foi recomendado que pacientes oncológicos sejam priorizados. Um estudo divulgado pela Associação Americana para Pesquisa do Câncer mostrou que os portadores da doença têm taxa de mortalidade maior que outros grupos”, justificou.

Recentemente a Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO) também recomendou que pacientes com câncer hematológico e tumores sólidos em atividade também fossem incluídos como prioritários na vacinação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *