Variedades

Parceria entre Abrasel e Sebrae qualifica mais de 8 mil profissionais de bares e restaurantes

A parceria entre Abrasel e Sebrae, que desde 2019 lançou 30 cursos, já qualificou mais de 8 mil pessoas. Online e gratuitos, os cursos têm foco em boas práticas de gestão e operação para quem trabalha ou deseja trabalhar – em nível gerencial ou operacional – em bares, restaurantes, cafés, padarias, lanchonetes e similares. O convênio, que chega agora a seu fim, mas continuará com seus produtos disponíveis para os usuários, traz resultados expressivos que mostram o sucesso do projeto.

Os cursos foram desenhados no formato fast learning (rápido aprendizado), de veloz visualização e absorção do conhecimento, e combinam vídeos curtos (5 a 10 minutos) e e-books como material de apoio. Os participantes podem acessar a qualquer hora do dia, pelo celular ou computador. Para participar basta que a pessoa faça um simples cadastro nos sites da Abrasel ou Sebrae (EAD). A partir daí, o aluno acessa a área de qualificação e procura os cursos que atendem a sua demanda, com um teste ao final de cada um deles. O aluno que for aprovado no curso, tem direito a um certificado.

Além dos cursos, foram disponibilizados na plataforma da Abrasel cerca de 1.500 documentos em três eixos de necessidades: boas práticas operacionais, conteúdo de gestão e legislação para bares e restaurantes. O material, selecionado por um time especializado de curadoria também alimentou as respostas da Ava, a assistente virtual da Abrasel que responde dúvidas dos usuários com inteligência artificial. Tudo com acesso gratuito e irrestrito.

“Desde o começo do projeto, o objetivo foi aumentar a produtividade dos negócios de alimentação fora do lar com soluções de capacitação e qualificação aos profissionais da área por meio de um método online, rápido e inteligente, o que se se mostrou altamente eficaz neste duro momento de retomada das atividades”, revela Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.

Com um tempo ocioso durante o período em que o estabelecimento em que trabalha ficou fechado devido à pandemia, o recepcionista bilíngue José Cláudio Gomes, de 26 anos, aproveitou para se qualificar. Ele fez 26 cursos que o ajudaram a ser um profissional mais abrangente em sua área. “Fiz cursos em áreas até que não estou diretamente envolvido, mais ligados à cozinha, mas me fizeram entender mais dos negócios da empresa”, diz.

Segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a parceria Sebrae Abrasel deixa, indiscutivelmente, um legado.

“Este novo momento nos ensinou muito. As empresas tiveram de mudar o jeito de vender seus produtos e serviços. O jogo mudou. Estamos deixando então um legado, pois disponibilizamos conteúdo gratuito para que donos de micro e pequenos negócios tivessem a oportunidade de se aperfeiçoar. No Portal Sebrae, temos trilhas de conhecimento que serão utilizadas por muito tempo, dada a qualidade dos vídeos e ebooks – e também pela atemporalidade dos temas tratados.”, argumenta o presidente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *