Pedro Tavares destaca projeto Caminho de Santa Dulce que deve tornar Boa Vista do Tupim referência em turismo religioso na Chapada

O presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, deputado estadual Pedro Tavares (DEM), destacou a iniciativa da Prefeitura Municipal de Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina, em implementar junto com os moradores do assentamento ‘Cana Brava’, um projeto de turismo religioso – o Caminho de Santa Dulce, no município. Começa amanhã (10), o tríduo em homenagem à santa baiana, que tem o seu dia comemorado no dia 13, próxima sexta-feira. Na comunidade, localizada em Boa Vista do Tupim, os devotos preparam a programação relembrando a obra da santa.

A proposta de transformar o local em destino religioso está sendo desenvolvida em conjunto com os moradores do lugar, considerado o primeiro assentamento da Bahia. Na localidade, onde a santa já é celebrada deve ser implantado o santuário e nas proximidades um espelho d’água, uma praça e uma ponte para a passagem dos peregrinos. Além disso, um casarão antigo deve ser reformado e aproveitado para a comercialização de itens do artesanato produzidos pela comunidade.

“Essa iniciativa, além de ser uma obra de fé que celebra o legado do anjo bom da Bahia é também uma forma de estimular o turismo religioso, tornando o município de Boa Vista do Tupim, mais uma referência para o setor na região, que já é bastante visitada por turistas do Brasil e de outros países”, ressaltou Tavares.

O deputado lembra que, além das belezas naturais, a exemplo da Barragem Bandeira de Melo, localizada entre Boa Vista do Tupim e o município de Itaetê, a presença do santuário será mais um atrativo. “Vai valorizar bastante o município de Boa Vista do Tupim, servir de destino religioso para os devotos de Santa Dulce dos Pobres e estimular a economia regional”, frisou.

Recentemente, o parlamentar acompanhou o prefeito da cidade, Helder Lopes Campos, mais conhecido como Dinho, em audiência na Secretaria Estadual de Turismo (Setur), na capital baiana, para apresentação do projeto.

“O projeto tem andado a todo vapor. Com certeza o aproveitamento desse potencial turístico vai gerar emprego e renda, movimentar a economia local e valorizar o nosso território”, afirmou o prefeito. Eles foram recebidos na Secretaria pelo titular, Maurício Bacelar. Participaram do encontro a empreendedora e apoiadora do projeto, Rosemma Maluf, a coordenadora do projeto, Vera Abreu e também Ilna Oliveira, da diretoria da Setur.

O prefeito ressaltou a importância do encontro com o objetivo de discutir metas e acordos a fim de colocar Boa Vista na rota do turismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *