Planserv incentiva a prática da doação de sangue à Hemoba

O Planserv vai incentivar a doação de sangue entre seus beneficiários, em mais uma etapa de apoio à Fundação Hemocentro da Bahia- Hemoba. A ação tera início com um encontro virtual nesta quinta-feira (06/05), com palestra de abertura da coordenadora-geral da assistência,Socorro Brito,  às 14h, sobre a “Importância da doação de sangue no contexto de pandemia”.  

O objetivo é reforçar o incentivo à doação, através do esclarecimento de dúvidas e informações sobre saúde. Nos meses de maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro e dezembro serão divulgadas dicas de saúde no site Planserv, com temas relacionados à doação de sangue. Divulgação de cards informativos e outros encontros virtuais também estão previstos na programação, que encerra-se em dezembro.

Em tempos de pandemia, a Hemoba (http://www.saude.ba.gov.br/hemoba/) reitera a necessidade de doadores regulares, visando manter estáveis os estoques de todos os tipos de sangue para os baianos.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que a média de doadores de sangue está entre 3% e 5% em relação à população de todo o mundo. A média brasileira é de 1,9% nos últimos cinco anos; destes, 40% o fizeram pelo menos duas vezes ao ano. O grande desafio é centrar esforços para captar o maior número de doadores por repetição possíveis, também conhecidos como regulares, pois a fidelização traz benefícios como menor risco de transmissão de doenças.

Foto: Divulgação/Hemoba

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *