Por unanimidade, Olívia Santana é reconduzida à presidência da Comissão dos Direitos da Mulher da Alba

A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) foi reconduzida, na manhã desta quinta-feira (4), ao cargo de presidenta da Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A votação aconteceu durante sessão virtual e a parlamentar foi reeleita por unanimidade.

“É uma honra ser reconduzida ao cargo, com a confiança dos meus pares, no momento em que observamos o avanço do protagonismo das mulheres nas agendas de luta em todos os poderes do país, para o processo de transformação das instituições brasileiras”, ressaltou Olívia Santana.

A Comissão dos Direitos da Mulher foi a que mais realizou reuniões e audiências na casa legislativa no ano passado. O marco da primeira gestão de Olívia Santana no colegiado foi a realização de audiências itinerantes pela Bahia, levando o debate sobre os direitos das mulheres e as violações que persistem em acontecer para cidades dos diversos territórios de identidade do estado.

Também importante destacar a realização do primeiro Parlamento Feminista na Bahia, que teve como objetivo fortalecer a participação feminina na política, além de aprovar o manifesto Mais Mulheres no Poder, documento construído com as sugestões das mulheres presentes no evento, que defende a paridade de gênero e cotas na política. O manifesto foi enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Senado, Câmara Federal, ONU Mulheres e UNFPA.

Durante a pandemia, a comissão teve um papel importante para a criação da delegacia digital de atendimento à mulher, promovendo audiências com a rede de enfrentamento à violência contra a mulher para buscar celeridade na implantação do sistema pela Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Para este ano, a Comissão dos Direitos da Mulher continuará realizando ações para o enfrentamento à violência contra a mulher; combate à COVID-19; ações para a promoção da autonomia econômica e empoderamento político das mulheres baianas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *