ColunistasDestaques

Precisamos ajudar nossos jovens para salvar o Brasil de amanhã

 Lei que conquista conhecimento, realiza sonhos e resolve muitos problemas – LEI-TURA! 

A velha guarda e lideranças nascidas nos anos 50/60/70 estão indo embora para o descanso eterno sem renovação e o mais preocupante é que o Brasil está carecendo de valores educacionais e morais. Por isto que é importante a velha guarda repassar suas experiencias nas áreas da arte, cultura, esporte, política, pesquisa, dentre outras, aos jovens talentosos, visando identificar novos líderes.     

Precisamos ajudar nossos jovens para salvar o Brasil de amanhã, iniciando pela REVITALIZAÇÃO DOS GRÊMIOS E DIRETÓRIOS NAS ESCOLAS. A participação dos jovens na política é importante para a construção de uma sociedade mais democrática e inclusiva. 

Os jovens têm ideias e perspectivas diferentes das gerações mais antigas e podem trazer uma nova energia e visão para a tomada de decisões políticas.” O Brasil precisa de Novos Rumos. 

A sociedade precisa estar atenta e vigilante às frases dos Mestres Educadores Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira “A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto. Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no País a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a escola pública”.

O desinteresse de famílias com a política contribuiu e muito para a juventude não participar de forma efetiva na defesa dos interesses nacionais. A população sabe julgar e subjugar os jovens, mas quais foram os princípios e valores repassados a geração, após os anos 80.  

Em um bate papo com um grupo de jovens não houve um que respondesse o número de Estados e Municípios no País. Foi quando respondi que o Brasil é composto de 26 Estados e 1 Distrito Federal com 5.570 Municípios que são regidos pela LEI ORGÂNICA E CONSTITUIÇÃO.  

Outro exemplo de desinformação é quanto ao conhecimento dos objetivos e funções dos Três Poderes constituídos da República, onde também procurei explicar, conforme segue: “A Constituição Federal estabelece no art. 1º Inciso I – a soberania; II – a cidadania III – a dignidade da pessoa humana; IV – os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V – o pluralismo político. Parágrafo único. Todo o poder emana do povo. Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Art. 3º Inciso I Construir uma sociedade livre, justa e solidária; II – garantir o desenvolvimento nacional; III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”, dentre outros. 

Sem ensinamento, incentivo e solidariedade com a juventude não conseguiremos ter o Brasil que queremos para as futuras gerações, enfim tudo continuará como “DANTES” como bem escreveu o Bertolt: “O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio explorador do povo.” 

O jovem precisa saber que: A Constituição Federal é a lei maior que regulamenta e limita as relações entre os poderes, estabelecendo os direitos e deveres dos cidadãos. Ela é também conhecida como Carta Magna, Lei Fundamental, Lei Suprema, Lei das Leis, Carta Mãe, entre outras denominações. A Constituição é representada por um conjunto de normas e princípios jurídicos a que todos devem submeter-se, inclusive o próprio Poder Público. 

A sociedade precisa cobrar com base na LAI – Lei de Acesso à Informação Nº 12.527/2011 o cumprimento do artigo 37º da Constituição: “A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de  

legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e também …” 

Objetivos e funções dos Três Poderes Constituídos para conhecimento de todos! 

“O Poder Executivo tem três funções principais: 

  •          tomar decisões práticas para que o governo funcione,
  •          colocar em prática as leis,
  •    cuidar de questões que sejam de interesse público, ou seja, do interesse do país e dos cidadãos.

Funções do Poder Executivo incluem: 

Gerir a organização e o funcionamento da cidade 

Criar e fazer a arrecadação dos tributos  

Administrar, dentro da sua competência, as áreas de educação, saúde, segurança e transporte público 

Apresentar projetos de lei 

Sancionar e promulgar leis aprovadas. 

No âmbito do Poder Executivo brasileiro, estão à Presidência da República, Ministérios, Secretarias da Presidência, Governadoria, Prefeitura, Órgãos da Administração Pública e os Conselhos de Políticas Públicas. 

É interessante observar a competência dos Poderes legislativo e judiciário, visto a desinformação de alguns cidadãos quando falam essa frase: “A POLÍCIA PRENDE E A JUSTIÇA SOLTA”, considerando que as leis  

Funções Poder Legislativo: 

É representado pelos cargos de deputado (estadual, distrital e federal), senador e vereador. 

Seus representantes são eleitos por voto popular, e a eleição baseia-se no sistema proporcional. 

Tem como função legislar apreciando e aprovando leis, fiscalizando o Executivo e atuando em nome da população. 

Possui atuação nos níveis federal, estadual e municipal. 

Funções do Poder Judiciário: 

O juiz não é nomeado para fazer favores com a justiça, mas para julgar segundo as leis.” Platão 

O Poder Judiciário é um dos poderes que existem e fazem parte da administração do país. … 

Tem como função executar a lei, garantir os direitos dos cidadãos e resolver conflitos. 

Sua atuação é autônoma, tanto administrativamente quando financeiramente, sendo isso estipulado pela Constituição. 

O Supremo Tribunal Federal é a instância mais alta do Judiciário no Brasil.” 

O jovem precisa saber que o Brasil possui riquezas naturais e geográficas, só lhe falta políticos “LIVRES E DE BONS COSTUMES” com três C – Caráter, capacidade e compromisso com a coisa pública, crescimento do país e melhor qualidade de vida da população. Lembrando que o corruptor e o corrupto atuam contra o dinheiro público em função dessa frase: “O Brasil não tem povo, apenas público. Povo luta por seus direitos, público só assiste de camarote.”  Lima 

CIDADANIA, A MUDANÇA DO PERFIL DOS POLÍTICOS ESTÁ NAS MÃOS DE CADA ELEITOR NAS URNAS. NADA MUDA SE VOCÊ NÃO MUDAR! É HORA DE AÇÃO E NÃO DE OMISSÃO! QUERER É PODER! 

Alderico Sena – Especialista em Gestão de Pessoas; Coordenador de Pessoal da Assembleia Estadual Constituinte -1989; Ex-Ouvidor Titular da CBPM-Companhia Baiana de Pesquisa Mineral; Ex-Assessor Parlamentar do Deputado Estadual Zezito Pena; Ex-Assessor do IAT- Instituto Anísio Teixeira e Ex- Vice Presidente da Executiva Municipal de Salvador do PDT Site: www.aldericosena.com 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *