Prefeito ACM Neto inaugura USF no KM 17 em Itapuã, em obra com emenda do vereador Odiosvaldo

O prefeito ACM Neto inaugura na quinta-feira (29) a Unidade de Saúde da Família (USF) do KM 17, no bairro de Itapuã. A obra, que contou com emenda parlamentar do vereador Odiosvaldo Vigas (PDT), foi construída com recursos federal e municipal. O valor total do investimento é de R$ 892 mil e possibilitará o acesso à atenção básica de saúde para cerca de 14 mil pessoas da localidade, que atualmente dependem de atendimento em postos de saúde distantes de suas casas.

Odiosvaldo Vigas, que é médico, frisou que a prefeitura têm apoiado suas reivindicações em prol do bairro de Itapuã e de outras comunidades. “A construção da USF do KM 17 é uma antiga solicitação dos seus moradores, muito necessitados por esse tipo de serviço e que logo serão atendidos”, destacou.

Conforme dados oficiais do município, a cobertura da atenção básica de saúde em Itapuã até 2012 era de apenas 15%. “A prefeitura fez um grande esforço nos últimos cinco anos e, em 2018, o Distrito Sanitário Itapuã já possuia cobertura de 44%. Com os investimentos feitos na USF Vila Verde, já construída, e São Cristóvão, Ceasa I e II, Coração de Maria e Jardim Campo Verde, serão 20 novas equipes de Saúde da Família na região nesse período de 2018/2019 e a cobertura chegará a 76% da população neste distrito”, explicou o prefeito ACM Neto.
Na unidade do KM 17 serão atendidas aproximadamente 14 mil pessoas de todas as idades, com capacidade para 650 moradores/dia por meio da atenção primária em programas de hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase, doença falciforme e saúde bucal. Também serão oferecidos curativos, coleta de material para exames laboratoriais, vacinação, marcação de consulta para outras especialidades e farmácia.
A equipe multidisciplinar do posto KM 17 será composta por cirurgiões-dentistas, auxiliares de saúde bucal, enfermeiros, médicos generalistas, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, assistentes administrativos e profissionais de higienização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *