Prefeitura de Salvador lança Programa Pertencimento Ambiental para Educação Infantil

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Educação (Smed) apresenta nesta segunda-feira (10), às 14h, no Parque da Cidade, o Programa Pertencimento Ambiental. Projeto que será introduzido na Educação Infantil com os objetivos de estabelecer um vínculo afetivo entre criança e natureza, a partir de atividades inseridas no material pedagógico e de fortalecer a cultura da importância do meio ambiente na Rede.

O lançamento contará com a presença do prefeito ACM Neto, do secretário municipal da Educação, Bruno Barral, do idealizador do projeto, o cantor e compositor Carlinhos Brown e de 2 mil estudantes da Rede Municipal. Um dos pontos altos do evento será o show do artista baiano com os personagens protetores do meio ambiente Paxuá e Paramim, protagonistas das histórias que vão mostrar aos meninos e meninas da Educação Infantil a importância de valorizar a natureza e transformar atitudes e comportamentos em defesa do meio ambiente.

O secretário Bruno Barral destaca a importância de conscientizar as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente. “O pertencimento ambiental tem que ser trabalhado desde a primeira infância para que tenhamos adultos comprometidos com a causa no dia-a-dia e nas suas atividades laborais. Com essa formação de cidadãos mais conscientes, a sociedade terá um ganho a médio e longo prazo”.

O Projeto é composto de vasto material educacional, proporcionando às crianças pequenas e aos educadores importantes subsídios, contribuindo no aprendizado e conhecimento.  O conteúdo está em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular; as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010); a Lei nº 9.795, 27 de abril de 1999, que dispõe sobre educação ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental.

A proposta é fornecer kits de Educação Ambiental para crianças, educadores e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil do 1º período da Rede Municipal de Ensino. Os educadores também terão uma capacitação através de Curso EaD Auto Instrucional, para que sejam elementos multiplicadores do tema nas salas de referência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *