Prefeitura prorroga decretos de proteção à vida até 9 de fevereiro

Dois decretos municipais de combate à pandemia e proteção à vida em Salvador foram prorrogados até o dia 9 de fevereiro. Um deles é referente ao funcionamento de bares, restaurantes e comércio ambulante no Rio Vermelho e Itapuã. O outro trata do funcionamento de cinemas, teatros e demais casas de espetáculo, além de clubes sociais e recreativos.

A medida foi anunciada pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado da vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, em coletiva virtual realizada nesta segunda-feira (25). Na ocasião, foram apresentados os dados do novo inquérito epidemiológico sobre o novo coronavírus em Salvador, realizado em parceria com a Fiocruz.

O chefe do Executivo municipal também informou sobre alterações nas medidas de proteção à vida nos bairros. As ações passam a acontecer também na Federação, Sussuarana e Liberdade, e permanecem nos bairros de Pituba, Itapuã e Brotas. As equipes deixam as localidades de São Marcos, Imbuí e Cabula.

De acordo com o prefeito, diante do cenário de restrições impostas em diversos países do mundo e em cidades brasileiras devido ao aumento do número de casos, a manutenção das ações na capital baiana, sem precisar adotar medidas mais duras, é uma grande conquista.  “Isso é graças a esse trabalho que vem sendo feito em Salvador. Mesmo sendo a capital que mais vacina no país, ainda não é hora de relaxar. É necessário esse compromisso da população com a vida, que é manter o isolamento social, evitar aglomerações, usar máscara, fazer higienização e seguir as determinações municipais”, declarou Bruno Reis.

Rio Vermelho e Itapuã – De acordo com o decreto 33.446, nos bairros de Itapuã e Rio Vermelho, os restaurantes e bares também estão autorizados a funcionar às sextas, sábados e domingos, no horário previsto no protocolo do segmento. Há proibição da comercialização e consumo de bebidas em espaços públicos, às sextas, sábados e domingos, das 17h até às 7h do dia seguinte.

Os restaurantes e bares estão proibidos de comercializar e entregar alimentos e bebidas para pessoas que estejam em pé, tanto nas áreas internas, quanto externas. A legislação prevê, ainda, a obrigatoriedade da delimitação, com barreiras físicas, das áreas externas dos restaurantes e bares.

Cinemas, teatros, casas de espetáculo e clubes sociais – Permanece até o próximo dia 9 a suspensão do funcionamento de dos cinemas, teatros, casas de espetáculos e clubes sociais. Nos clubes sociais, recreativos e esportivos, também estão suspensos o funcionamento dos restaurantes, bares e lanchonetes, além da realização de eventos sociais, como festas, aniversários, apresentações artísticas, casamentos e afins. Podem funcionar apenas os restaurantes dos clubes com entradas independentes.

Bairros – Já nos bairros, as medidas de proteção à vida englobam distribuição de máscaras, testes rápidos, higienização e desinfecção de ruas, distribuição de cestas básicas e atendimentos realizados pelo Centro de Referência e Assistência Social (Cras) Itinerante, além de ações de sensibilização.

Foto: Valter Pontes/Secom

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *