Presidente da ALBA prestigia solenidade no TRE

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Adolfo Menezes (PSD), prestigiou, na tarde desta segunda-feira (29), a eleição e posse do desembargador Roberto Maynard Frank no posto de presidente do órgão eleitoral. No evento, também tomou posse o desembargador Mário Alberto Simões Hirs no cargo de membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) baiano.
O novo desembargador eleitoral foi empossado pelo presidente Roberto Maynard Frank e atuará no posto durante um biênio, que encerrará em 2023. A sessão virtual, realizada através da plataforma Zoom e transmitida pelo Youtube, teve a presença de dezenas de autoridades, a exemplo de desembargadores, juízes, senadores, ministros, secretários estaduais e representantes de diversos órgãos públicos e de entidades de classe.
Escolhido pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para a vaga, o magistrado Mário Hirs agradeceu a decisão dos colegas e lembrou que já integrou a Corte Eleitoral outras duas vezes. “Aqui, fiz amigos e agradeço a Deus por ter me dado muito bem nesta Casa. O momento, sem dúvida, é de agradecer”, disse.
Após Mário Hirs ser oficialmente anunciado como membro titular do TRE, o desembargador Roberto Maynard Frank foi eleito e empossado no cargo de presidente para o biênio 2021/2023. No caso de Mário Hirs, além de ter sido empossado na cadeira de integrante efetivo, também foi eleito vice-presidente e corregedor da Corte.
Em seu discurso de posse, o novo chefe do colegiado eleitoral agradeceu o apoio para galgar mais um posto em sua carreira de magistrado. “Esse é um momento de emoção e inefável gratidão. Posso dizer que é o maior desafio por mim já enfrentado até então”, afirmou.

Representando a ALBA, o presidente Adolfo Menezes parabenizou os dois desembargadores pela conquista e desejou sucesso no desempenho das atividades em prol da Justiça Eleitoral baiana. “Tenho certeza que ambos os magistrados, como presidente e vice-presidente, saberão conduzir com êxito os rumos da Corte eleitoral pelos próximos dois anos”, indicou o parlamentar. Além do presidente do Legislativo, o deputado Sandro Régis (DEM) também marcou presença virtualmente na solenidade.

PERFIS

Roberto Maynard Frank é graduado pela Universidade Católica de Salvador (UCSal), pós-graduado em Direito Eleitoral e em Direito do Consumidor. O magistrado exerceu a advocacia entre os anos de 1997 e 2013, tendo sido indicado pelo TJ-BA por três oportunidades (2009, 2010 e 2011) para figurar na lista tríplice do cargo de juiz eleitoral do TRE-BA, alcançando a nomeação e posse neste cargo em julho de 2012. Foi nomeado pelo governador do Estado e empossado no cargo de desembargador do TJ-BA em outubro de 2013. De 2016 a 2018, foi juiz substituto do TRE-BA pela classe de desembargador.

Mário Alberto Hirs é formado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Foi professor na Universidade Estadual da Bahia (Uneb), na Ordem dos Advogados da Bahia (OAB/BA), na Escola da Magistratura da Bahia (Emab) e na Escola do Ministério Público da Bahia. O magistrado exerceu ainda a profissão de advogado e foi promotor de Justiça entre 1979 e 1981, ano em que se tornou juiz de Direito após ser aprovado em concurso. Foi promovido a desembargador em 2004. Mário Alberto Hirs já presidiu o TRE-BA durante dois períodos (2009/2011 e 2016/2018), como também presidiu o TJ-BA no biênio 2012/2013.

Foto: Agência ALBA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *