Variedades

Primavera chega amanhã e inspira cuidados com a saúde mental

A atmosfera de Salvador ganhará novas cores e perfumes com a chegada da Primavera, que começa nesta terça-feira (22). Seja em grandes áreas verdes, praças, canteiros nos bairros ou mesmo nas principais avenidas e ruas da capital baiana, as flores atraem olhares de admiração e contemplação principalmente neste período do ano. Mas os benefícios de ter contato com elas vão além de embelezar e perfumar os ambientes: as flores também podem impactar na saúde mental.

De acordo com a psicóloga Ana Luiza Rubini, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Aristides Novis, no Engenho Velho de Brotas, o ato de cuidar de uma planta proporciona um momento de reflexão e desperta no indivíduo a vontade de cuidar de si. “O paciente adoecido que esquece de se cuidar pode ser estimulado por uma flor. Quando você cuida, lembra que tem que se cuidar também, lembra que precisa beber água, tomar seus remédios, está feliz consigo mesmo”, explicou.

Na unidade em que a psicóloga atua, há um jardim e uma horta. Os espaços são ofertados aos pacientes que se sentem bem em contato com a natureza para ter um momento de foco ou relaxamento. Ela explica que a observação dos ciclos das plantas – como das hortaliças que estão florescendo nessa época – e o cuidado contínuo são recursos que ajudam os pacientes. Na prática, qualquer indivíduo pode buscar essa conexão com a natureza para tratar sintomas como ansiedade e estresse, mesmo em casa.

Ana Luíza orienta que o ideal é que a planta tenha uma rotina de cuidados. Além disso, uma que nunca foi cuidada pelo indivíduo é mentalmente estimulante, porque obriga o cidadão a pesquisar sobre a espécie, buscando informações para definir, por exemplo, o melhor aproveitamento do sol, entre outras questões. “É lidar com paciência, foco, determinação, distribuição de cuidado. Mas a pessoa precisa gostar de planta, porque senão será mais uma obrigação no dia, mais uma tarefa, como lavar os pratos. Tem que fazer sentido para a pessoa”, pontuou.

No cultivo específico de flores, a profissional explica que há uma identificação entre o indivíduo e a planta que pode ajudar a trazer leveza para a vida. “Aqui em Salvador não temos o costume de comprar flores, mas observe que quando você coloca uma flor em casa ela muda o ambiente. Essa condição estética faz com que, quando você vê o belo, se reconheça, muda o foco da ansiedade, por exemplo, porque passa a focar em ações mais positivas. Quando muda o foco, abre os olhos para oportunidades para lidar com um momento difícil”.

Foto: Bruno Concha/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *