Salvador

Primeiro dia do V Festival Paisagem Sonora teve shows de Metá Metá, Brisa Flow, Sapopemba, Coletivo Xaréu e VIEIRX

Abertura oficial contou com a presença da presidenta da Funarte, Maria Marighella

A 5ª edição do Festival Paisagem Sonora – Formação, Gestão e Difusão da Música começou nesta sexta-feira, 20 de outubro, ocupando a cidade de Santo Amaro para destacar a força das tradições originárias de matrizes indígenas na identidade cultural do Recôncavo Baiano e dar luz às musicalidades que fazem o berço do Brasil. Neste primeiro dia, a programação, totalmente gratuita, teve shows de Metá Metá, Brisa Flow, Sapopemba, Coletivo Xaréu e VIEIRX, em plena Praça da Purificação, ponto central da cidade.

 

VEJA FOTOS AQUI

 

O evento, realizado pelo Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Cecult/UFRB) e Fundação Nacional de Artes (Funarte), é o ponto culminante do Paisagem Sonora – Programa de Promoção da Música do Recôncavo da Bahia, cuja edição deste ano foi iniciada em maio, num projeto continuado de promoção de conhecimento sobre a diversidade musical contemporânea, valorizando as marcas tradicionais da sua região. A cada edição, um recorte curatorial indica os caminhos de trabalho. Desta vez, as matas, as águas, a cablocagem ribeirinha, os saberes e a riqueza cultural dos povos originários do Brasil e da formação da nação são o fundamento.

 

Neste sábado, 21 de outubro, os shows serão de Gerônimo Santana, Cabokaji, Sonora Amaralina e Lívia Milena, a partir das 19h.

 

ABERTURA OFICIAL – Na manhã da sexta-feira, a abertura oficial, no Arquivo Público Municipal, contou com presença da presidenta da Funarte, Maria Marighella, que formou a mesa ao lado de Rita Dias, diretora do Cecult/UFRB; Moysés Neto, secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Santo Amaro; Danillo Barata e Ellen Mello, idealizador e coordenadora de produção do Paisagem Sonora. O ato teve saudação dos Alabês e o lançamento da consulta pública do Plano de Cultura da UFRB, a respeito da atuação nos campos da cultura e das artes da instituição para os próximos 10 anos. A minuta, construída a várias mãos desde 2018, ficará disponível para avaliações e sugestões até 20 de novembro.

 

V FESTIVAL PAISAGEM SONORA

Quando: 20 e 21 de outubro de 2023 (sexta e sábado)

Onde: Santo Amaro – Recôncavo da Bahia

Pavilhão de aulas do Cecult | Praça da Purificação | Arquivo Público Municipal

Quanto: Gratuito

Site: www.paisagemsonorabahia.org

Apoio: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC/UFRB), Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer – Prefeitura de Santo Amaro, Rádio Educadora FM Bahia e TVE Bahia

Realização: Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Cecult/UFRB) e Fundação Nacional de Artes (Funarte)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *