Programa gratuito de design de moda divulga lista de jovens baianos selecionados

Aulas do projeto, que é patrocinado pela Braskem, começam na próxima semana

Os nomes dos 40 jovens que irão concretizar o sonho de seguir carreira no setor têxtil em Salvador serão conhecidos amanhã, dia 14, com a divulgação do resultado do processo seletivo 2022 do projeto Ponto da Moda.  O curso, totalmente gratuito, oferece a oportunidade de aprendizado em um laboratório equipado com todas as ferramentas necessárias para um processo de conhecimento no universo do vestuário, incluindo disciplinas de corte e costura, modelagem e customização. A iniciativa é uma realização da Quest/Zeppelin e conta com a parceria do Condomínio Bahia Têxtil e patrocínio da Braskem, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

A lista dos alunos selecionados pode ser consultada nas redes sociais do projeto (Instagram @oficialpontodamodasalvador e Facebook /oficialpontodamodasalvador). Na primeira fase do curso, serão contemplados 40 jovens de 16 a 24 anos, divididos em duas turmas, nos horários matutino e vespertino. Quem não encontrar seu nome entre os aprovados não precisa desanimar, pois terá oportunidade de concorrer a novas vagas ainda este ano. Em setembro, serão ofertadas mais duas turmas, com 40 novas vagas, totalizando 80 participantes.

“Esse projeto chega em um momento muito importante. A falta de mão de obra qualificada é uma questão desafiadora do nosso mercado que precisa ser resolvida com brevidade, inclusive porque as expectativas são de crescimento. Nesse espaço, devidamente estruturado e equipado, será possível formar pessoas que precisam de emprego, que não têm alternativas, sobretudo jovens da região. Um investimento desse porte é um multiplicador, que vai potencializar inicialmente o Condomínio, mas todo o nosso ecossistema em um futuro próximo, permitindo a criação de um centro de referência de manufatura têxtil”, destaca Hartmann, presidente do Sindicato da Indústria de Vestuário do Estado da Bahia (Sindvest) e presidente do Conselho do Condomínio Bahia Têxtil.

As aulas terão início na próxima semana, dia 18, no Condomínio Bahia Têxtil (CBT), no bairro do Uruguai. Com uma carga horária total de 250h, ainda inclui consultorias de empreendedorismo e educação financeira. “O número expressivo de inscrições reforça que acertamos em ofertar a presente iniciativa no bairro Uruguai. O Ponto da Moda prima pela qualidade formativa e tem como objetivo qualificar 80 participantes para atuar no setor têxtil em diversas posições de trabalho de forma ética e responsável. Temos plena convicção que o Ponto da Moda será um importante vetor de desenvolvimento comunitário que contribuirá para conduzir os formandos para uma vida mais próspera”, afirma Thiago Kling, diretor de Projetos da Quest.

Já para a gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Magnólia Borges, essa formação vai oferecer as ferramentas necessárias para que esses jovens construam uma carreira no segmento têxtil.  “A educação é uma ferramenta importante de transformação social, uma vez que o conhecimento e a capacitação ampliam as oportunidades de inclusão no mercado de trabalho, impactando positivamente na vida dos estudantes e das comunidades onde eles vivem”, destaca.

Ao final do curso, os alunos irão realizar um desfile apresentando os resultados de reflexões voltadas à economia criativa e a sustentabilidade e receberão um certificado da Lavoro Brasil, empresa especializada na capacitação de profissionais no universo da moda e vestuário.

Sobre a Braskem

Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 41 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 71 países.

Foto: Divulgação

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